Interpretação de Textos - Concursos


TEXTO:

Cultura de massa e cultura popular

O poder econômico expansivo dos meios de comunicação parece ter abolido, em vários momentos e lugares, as manifestações da cultura popular, reduzindo-as à função de folclore para turismo. Tal é a penetração de certos programas de rádio e TV junto às classes pobres, tal é a aparência de modernização que cobre a vida do povo em todo o território brasileiro, que, à primeira vista, parece não ter sobrado mais nenhum espaço próprio para os modos de ser,  pensar e falar, em suma, viver, tradicionais e populares. 

A cultura de massa entra na casa do caboclo e do trabalhador da periferia, ocupando-lhe as horas de lazer em que poderia desenvolver alguma forma criativa de autoexpressão; eis o seu primeiro tento. Em outro plano, a cultura de massa aproveita-se dos aspectos diferenciados da vida popular e os explora sob a categoria de reportagem popularesca e de turismo. O vampirismo é assim duplo e crescente; destrói-se por dentro o tempo próprio da cultura popular e exibe-se, para consumo do telespectador, o que restou desse tempo, no artesanato, nas festas, nos ritos. Poderíamos, aqui, configurar com mais clareza uma relação de aparelhos econômicos industriais e comerciais que exploram, e a cultura popular, que é explorada. Não se pode, de resto, fugir à luta fundamental: é o capital à procura de matéria-prima e de mão de obra para manipular, elaborar e vender. A macumba na televisão, a escola de samba no Carnaval estipendiado para o turista, são exemplos de conhecimento geral.

No entanto, a dialética é uma verdade mais séria do que supõe a nossa vã filosofia. A exploração, o uso abusivo que a cultura de massa faz das manifestações populares não foi ainda capaz de interromper para sempre o dinamismo lento, mas seguro e poderoso da vida arcaico-popular, que se reproduz quase organicamente em microescalas, no interior da rede familiar e comunitária, apoiada pela socialização do parentesco, do vicinato e dos grupos religiosos.

(Alfredo Bosi. Dialética da colonização. S. Paulo: Companhia das Letras, 1992, pp. 328-29)

 

1.       (FCC-2016) Tomando como referências a cultura de massa e a cultura popular, o autor do texto considera que, entre elas,

(A)      não há qualquer relação possível, uma vez que configuram universos distintos no tempo e no espaço.

(B)      há uma relação de necessária interdependência, pois não há sociedade que possa prescindir de ambas.

(C)      há uma espécie de simbiose, uma vez que já não é possível distinguir uma da outra.

(D)      há uma relação de apropriação, conforme se manifestam os efeitos da primeira sobre a segunda. 

(E)       há uma espécie de dialética, pois cada uma delas se desenvolve à medida que sofre a influência da outra.

 

2.       (FCC-2016) Atente para as seguintes afirmações:

I.  No primeiro parágrafo, afirma-se que a modernização é determinante para a sobrevivência de algumas formas autênticas da cultura popular.

II.  No segundo parágrafo, a expropriação sofrida pela cultura de massa é vista na sua concomitância com o desprestígio da cultura popular.

III.  No terceiro parágrafo, aponta-se a resistência das manifestações de cultura popular, observadas em determinados círculos sociais.

Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em

(A)    I.

(B)    II.

(C)    III.

(D)    I e II.

(E)     II e III.

 

3.  (FCC-2016) Um mesmo fenômeno é expresso pelos segmentos:

(A)   poder econômico expansivo e socialização do parentesco.

(B)    aparência de modernização e forma criativa de autoexpressão.

(C)    aspectos diferenciados da vida popular e  reportagem popularesca.

(D)   aparelhos econômicos e  a dialética é uma verdade mais séria.

(E)    o dinamismo lento e  se reproduz quase organicamente.

 

4.  (FCC-2016) Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

(A) reduzindo-as à função (1º. parágrafo) = incitando-as à extrapolação.

(B) vampirismo (...) crescente (2º. parágrafo) = progressiva avidez.

(C) seu primeiro tento (2º.  parágrafo) = sua  primitiva meta.

(D) estipendiado para o turista (2º.  parágrafo) = estilizado para o visitante. 

(E) socialização do parentesco (3º.  parágrafo) = sociabilidade dos vínculos.

 

5. (FCC-2016) No 3º parágrafo, o autor vale-se do termo dialética para indicar 

(A)  a dinâmica pela qual a cultura popular ainda resiste à cultura de massa.

(B)  a absoluta absorção que a cultura de massa impõe à cultura popular.

(C)  a contradição entre interesse econômico e a macumba na televisão.

(D)  o contraste entre manifestações populares e relações de vicinato.

(E)  o apoio que a cultura de massa acaba representando para a popular.

 

6.  (FCC-2016) Quanto à concordância verbal, está inteiramente correta a  frase:

(A)  Devem-se ressaltar, nos meios de comunicação, a constância com que promovem abusos, na exploração da cultura popular.

(B)  Nem mesmo um pequeno espaço próprio querem conceder à cultura popular os que a exploram por interesses estritamente econômicos.

(C)  Restam das festas, dos ritos e dos artesanatos da  cultura popular pouco mais que um resistente núcleo de práticas comunitárias.

(D)  Muita gente acredita que se devem imputar aos turistas a responsabilidade por boa parte desses processos de falseamento da cultura popular.

(E)  Produzem-se nas pequenas células comunitárias, a despeito das pressões da cultura de massa, lento e seguro dinamismo de cultura popular.

 

7.  (FCC-2016) No segundo parágrafo, o elemento sublinhado na construção

(A) ocupando-lhe as horas de lazer refere-se ao termo casa.

(B) eis o seu primeiro tento refere-se à expressão forma criativa.

(C) eis o seu primeiro tento refere-se à expressão cultura de massa.

(D) ocupando-lhe as horas de lazer refere-se à expressão cultura de massa.

(E) eis o seu primeiro tento refere-se à expressão horas de lazer.

 

8.  (FCC-2016) Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

(A)  O autor considera que os vínculos estabelecidos nas relações entre grupos sociais, firmadas pelo parentesco ou pelo sentimento comunitário, ainda resistem à força dos meios de comunicação de massa.

(B)  Entende o autor de que, não obstante hajam fortes pressões dos meios de comunicação de massa sobre elas, as relações autenticamente populares podem resistir à tão pesada influência. 

(C)  Graças a aqueles laços estabelecidos em relações de parentesco ou mesmo comunitárias, entre grupos sociais mais estritos, a cultura popular ainda oferece sua firme capacidade de resistência.

(D)  Relações de parentesco e laços comunitários, não obstante a força que caracterizam os meios de comunicação de massa, ainda lhes resistem, preservando-se essa forma de cultura popular.

(E)  A cultura popular, ingratamente pressionada pela cultura de massa, manifesta-se ainda sob a forma de pequenos grupos cujos valores autênticos persiste o sentimento comunitário.

 

9. (FCC-2016) O poder econômico expansivo dos meios de comunicação aboliu as manifestações da cultura popular e as reduziu a folclore para turistas.

Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, as formas verbais resultantes serão:

(A) aboliram-se e têm sido reduzidas.

(B) têm sido abolidas e reduziram-se.

(C) vêm abolindo-as e vêm reduzindo-as.

(D) estão abolindo e estão reduzindo.

(E) foram abolidas e foram reduzidas.

 

10.  (FCC-2010) A pontuação desta frase está inteiramente correta:

(A)  A dialética sendo uma verdade mais séria, do que se costuma crer, manifesta-se no processo de resistência, da cultura popular.

(B)  De fato a cultura de massa com a enorme força de que dispõe, costuma apropriar-se das formas da cultura popular, inapelavelmente.

(C)  A socialização, proveniente das boas relações comunitárias constitui, sem dúvida, uma bela forma de autopreservação, na cultura popular.

(D)  As escolas de samba, nas festas promovidas para turistas, constituem matéria-prima e  mão de obra,  simultaneamente, para o capital.

(E)  Costumam, as diferentes manifestações de cultura popular, descaracterizar-se de vez que não resistem, às pressões da cultura de massa. 

 

 

Gabarito:

 

1.       - D

2.       - C

3.       - E

4.       - B

5.       - A

6.       - B

7.       - C

8.       - A

9.       - E

10.   - D

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