Redação nos vestibulares


Redação nos vestibulares

(Prof. Edson Botelho Jr.)

A prova de redação ganhou peso nos vestibulares. Ela exige amadurecimento no assunto tratado, conhecimento da matéria, pendor para a reflexão, raciocínio lógico, potencial argumentativo, capacidade de análise e de síntese, além do domínio de expressão verbal adequada e de estruturas linguísticas específicas.  Isso demonstra que o ingresso na universidade depende cada vez mais de saber redigir.

      Infelizmente, há alunos da 3ª série do 2º grau e de cursinhos que não perceberam esse fato, por isso não valorizam as aulas de redação ou não se submetem aos exercícios propostos pelo professor, ou oficinas de redação. Você deve saber que as pessoas responsáveis pela organização das provas de redação não pretendem cobrar dos alunos trabalhos que estejam além de seus conhecimentos, idade e amadurecimento.

O processo de escrita é contínuo, mas ganha qualidade quando a pessoa conseguir pôr no papel aquilo que pensa. Dizer que sabe, mas não consegue colocar o pensamento no papel, revela deficiência no domínio da língua escrita. A redação deve ser um ato efetivo de comunicação. Por isso, ao escrever, você deverá levar em conta diversos fatores que determinam o tipo de texto a ser produzido.

      Redigir bem significa ler sempre, redigir bem exige exercício constante da escrita, por isso a leitura nunca é tempo perdido, e escrever com constância é um hábito saudável. O adolescente que tem o hábito de fazer diário possui mais facilidade em redigir, pois exercita a escrita com mais frequência.

     Leitor, se você precisa passar nos vestibulares e quer ter condições de acompanhar o curso escolhido depois de aprovado, dedique-se ao aprendizado continuo.

 

Nenhum comentário

Leave a Reply

Visualizações de página