CIDADANIA E
IGUALDADE.
Mais do que
em outras épocas da nossa história, o momento em que ingressamos num novo
século exige a construção da cidadania e a implementação dos direitos humanos
como tarefa de urgência. Realizá-la implica uma série de atitudes que envolvem,
antes de mais nada, o indivíduo, o seu grupo, a comunidade e os diversos
segmentos da sociedade. Impõe-se a cada pessoa o desafio de acreditar – ou voltar
a acreditar, se perdeu tal crença – na possibilidade de uma sociedade justa e
solidária, exercitando uma nova consciência crítica, conhecendo a realidade em
suas várias nuances e mudando o que precisa ser mudado para uma vida melhor.
Ter consciência crítica significa também saber analisar, com realismo, as
causas e os efeitos das situações que precisam ser enfrentadas, para, a partir
dessa atitude, descobrir os melhores caminhos na busca da transformação social,
política, econômica e cultural. Significa, do mesmo modo, abrir-se para as
mudanças e capacitar-se, de todas as formas, para absorvê-las. Há hoje cada vez
mais espaços para ações de parceria voltadas ao desenvolvimento sustentado e à
realização dos direitos humanos. O desafio apresenta-se de duas formas. De um
lado, é preciso abrir-se para além dos círculos fechados em que as pessoas
normalmente vivem, estimulando o respeito e a cooperação por uma sociedade com
menores desigualdades, e de outro, para exercer o direito de cobrar das
instituições do Estado a sua responsabilidade na preservação dos direitos
humanos. O desafio essencial de cada um de nós é e sempre será fazer respeitar
a nossa condição de ser humano vocacionado a uma vida digna e solidária. O
princípio de igualdade é a base da cidadania e fundamenta qualquer constituição
democrática que se proponha a valorizar o cidadão. Não é diferente com a nossa.
Na Constituição de 1988, o direito à igualdade destaca-se como tema prioritário
logo em seu artigo 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de
qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes
no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à
segurança e à propriedade (...)”
01.
A realização
da “tarefa de urgência”, de que trata o primeiro parágrafo do texto, exige:
a)
iniciativas
enérgicas por parte do poder estatal.
b)
a defesa do
convívio em círculos sociais restritos.
c)
uma nova
reforma constitucional.
d)
uma
alteração no fundamento da Constituição de 1988.
e)
novas
atitudes dos indivíduos e dos grupos sociais.
Considere as seguintes afirmações:
I.
As "duas formas" de desafio de que trata
o 3º parágrafo acentuam a importância do papel da iniciativa do Estado.
II.
A frase Não é diferente com a nossa, no penúltimo
parágrafo, lembra que o princípio da igualdade é básico também na Constituição
brasileira.
III.
O direito à igualdade, tratado no artigo 5º da
Constituição de 1988, é amplo em relação aos cidadãos brasileiros e restrito em
relação a todos os demais.
02.
Em relação
ao texto, está correto o que se afirma em:
a)
I, somente.
b)
II, somente.
c)
I e II,
somente.
d)
II e III,
somente.
e)
I, II e III.
03.
O texto
manifesta a necessidade premente de se evitar:
a)
uma análise
realista das causas e efeitos das situações que precisam ser enfrentadas.
b)
a prática de
cobrar de setores do Governo suas responsabilidades constitucionais.
c)
a tendência
de se viver no interior de círculos sociais fechados e estanques.
d)
a
discriminação social, a não ser nos casos previstos no artigo citado da atual
Constituição.
e)
qualquer
desafio que diga respeito a mudança de atitude ou de hábitos tradicionais.
Gabarito: C
04.
No contexto
do 1º parágrafo, os elementos que constituem a enumeração o indivíduo, o seu
grupo, a comunidade e os diversos segmentos sociais:
a)
estão
dispostos numa ordem casual e arbitrária.
b)
obedecem à
sequência lógica do mais geral para o mais particular.
c)
são todos
eles alternativos e excludentes entre si.
d)
estão
dispostos numa progressão do particular para o geral.
e)
são todos
eles sinônimos entre si.
Gabarito: D
05.
Considerando-se
o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase do texto em:
a)
em suas
várias nuances = em seus diversos aspectos.
b)
implementação
dos direitos humanos = preservação da assistência humanitária.
c)
vocacionado
a uma vida solidária = ambientado no regime da privacidade.
d)
tema
prioritário = questão de alguma relevância.
e)
inviolabilidade
do direito à vida = protelação da garantia de vida.
Gabarito: A
06.
A frase: Ter consciência crítica significa também
saber analisar, com realismo, as causas e os efeitos das situações, que
precisam ser enfrentadas articula o segundo ao primeiro parágrafo.
Considerando-se essa articulação, a palavra também tem o sentido de:
a)
ainda assim.
b)
apesar de
tudo.
c)
além disso.
d)
sobretudo.
e)
antes de
mais nada.
Gabarito: C
07.
Está correta
a grafia de todas as palavras do seguinte comentário sobre o texto:
a)
Uma das
iniciativas encontornáveis da cidadania está em se ezercer a consciência
crítica, aplicada aos fatos da realidade.
b)
Recusando os
privilégios dos que se habituaram a viver em grupos autônomos, o texto propõe o
acesso de todos a todas as instâncias sociais.
c)
Ninguém deve
se ezimir de cobrar do Estado a prezervação do princípio de igualdade como um
direito básico da cidadania.
d)
Constitue
dever de todos manter ou readquirir a crença em que seja possível a vijência
social dos princípios da igualdade e da solidariedade.
e)
O que se
atribue a um cidadão, como direito básico, deve constituir-se em direito básico
de todos os cidadãos, indescriminadamente.
08. As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na seguinte frase:
a)
É uma tolice
imaginar-se que não se devam satisfações àqueles que não pertençam ao âmbito do
nosso próprio grupo social.
b)
Não nos
cabem, nos dias que correm, ignorar o fato de que novas atitudes são
absolutamente necessárias a uma nova ordem social.
c)
A base da
cidadania se firmam nos princípios que postulam a inviolabilidade dos direitos
básicos de todo cidadão.
d)
Assim como
nas dos outros países, encontram-se em nossa Constituição, em palavras que não
deixam dúvida, o princípio democrático da igualdade.
e)
As duas
formas em que se apresentam para nós o desafio de acreditar na igualdade são a
abertura para os outros e a vigilância quanto às funções do Estado.
a)
fazer com
que respeitemos.
b)
fazermo-nos
respeitados.
c)
ter feito
respeitar.
d)
fazer ser
respeitada.
e)
fizermos
respeitá-la.
Gabarito: D
10.
Está clara e
correta a redação da seguinte frase:
a)
Viver em
círculos fechados é o que muita gente gosta apesar de serem pouco beneficiados
em razão disto.
b)
Quando se
obedece princípios de igualdade a cidadania de que todos almejamos torna-se não
apenas provável quanto possível.
c)
É bem melhor
gozar de um direito coletivamente do que cada um por si, o mesmo ocorrendo com
os demais.
d)
Verifica-se
hoje muitas ações de parceria, onde a meta é o desenvolvimento sustentado, além
de ser voltado à realização dos direitos humanos.
e)
Se há
algumas razões para que se tenha deixado de crer na possibilidade de uma
sociedade justa, há muitas mais para que se aceite o desafio de voltar a crer.
TEXTO.
“PRECAUÇÕES.
Produto
inflamável. Manter longe do fogo e de superfícies aquecidas. Manter afastado de
crianças e de animais domésticos. Evitar contato prolongado com a pele, lavando
as mãos após o uso. Se houver contato com os olhos, lavar com bastante água. Se
inalado em excesso, remover a pessoa para local ventilado. Se ingerido, não
provocar vômito. Beber vagarosamente água em abundância e encaminhar ao
médico”.
11.
De acordo
com o rótulo, o produto:
a)
fere a pele.
b)
mancha a
roupa.
c)
é sólido.
d)
serve para
colar.
e)
pega fogo
com facilidade.
Gabarito: E
12.
Assinale a
opção incorreta de acordo com o uso das palavras no rótulo acima.
a)
“PRECAUÇÕES”
é sinônimo de CUIDADOS.
b)
“inalado”
tem o mesmo sentido de digerido.
c)
“ventilado”
é sinônimo de arejado.
d)
“ingerido”
tem o mesmo sentido de engolido.
e)
“abundância”
é sinônimo de grande quantidade.
Gabarito: B
“Não
reutilizar a embalagem vazia para outros fins”.
13.
Assinale a
opção que mais se aproxima do que quer dizer o aviso anterior, colocado na
embalagem de um detergente.
a)
A embalagem pode
servir para guardar alimentos.
b)
Somente
aproveite a embalagem quando ela estiver completamente vazia.
c)
Quando
utilizar a embalagem novamente, tenha cuidado.
d)
A embalagem
é útil para várias finalidades.
e)
Quando o
detergente terminar, inutilize a embalagem.
Gabarito: E
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