Interpretação de Texto

A leitura é o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento, portanto, precisamos aprender a ler e não apenas “passar os olhos sobre algum texto”. Ler, na verdade, é dar sentido à vida e ao mundo, é dominar a riqueza de qualquer texto, seja literário, informativo, persuasivo, narrativo, possibilidades que se misturam e as tornam infinitas. É preciso, para uma boa leitura, exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias, de investigar as palavras… Para isso, devemos entender, primeiro, algumas definições importantes:

TEXTO - O texto (do latim textum: tecido) é uma unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um símbolo, um sinal de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de televisão também são formas textuais.

INTERLOCUTOR - É a pessoa a quem o texto se dirige.

TEXTO-MODELO

“Não é preciso muito para sentir ciúme. Bastam três – você, uma pessoa amada e uma intrusa. Por isso todo mundo sente. Se sua amiga disser que não, está mentindo ou se enganando. Quem aguenta ver o namorado conversando todo animado com outra menina sem sentir uma pontinha de não-sei-o-quê? (…) - É normal você querer o máximo de atenção do seu namorado, das suas amigas, dos seus pais. Eles são a parte mais importante da sua vida. ”

(Revista Capricho)

MODELO DE PERGUNTAS

1.      Considerando o texto-modelo, é possível identificar quem é o seu interlocutor preferencial?

Um leitor jovem.

2.      Quais são as informações (explícitas ou não) que permitem a você identificar o interlocutor preferencial do texto?

Do contexto podemos extrair indícios do interlocutor preferencial do texto: uma jovem adolescente, que pode ser acometida pelo ciúme. Observa-se ainda , que a revista Capricho tem como público-alvo preferencial: meninas adolescentes.
A linguagem informal típica dos adolescentes.

09 DICAS PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

§  Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;

§  Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;

§  Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes;

§  Inferir;

§  Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;

§  Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;

§  Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;

§  Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;

§  O autor defende ideias e você deve percebê-las;

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