Interpretação de Texto
A leitura é
o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento, portanto, precisamos
aprender a ler e não apenas “passar os olhos sobre algum texto”. Ler, na
verdade, é dar sentido à vida e ao mundo, é dominar a riqueza de qualquer
texto, seja literário, informativo, persuasivo, narrativo, possibilidades que
se misturam e as tornam infinitas. É preciso, para uma boa leitura,
exercitar-se na arte de pensar, de captar ideias, de investigar as palavras…
Para isso, devemos entender, primeiro, algumas definições importantes:
TEXTO - O texto (do latim textum: tecido) é uma
unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e informações
de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro, um símbolo, um sinal
de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de televisão também são formas
textuais.
INTERLOCUTOR
- É a pessoa a quem o texto se
dirige.
TEXTO-MODELO
“Não é
preciso muito para sentir ciúme. Bastam três – você, uma pessoa amada e uma
intrusa. Por isso todo mundo sente. Se sua amiga disser que não, está mentindo
ou se enganando. Quem aguenta ver o namorado conversando todo animado com outra
menina sem sentir uma pontinha de não-sei-o-quê? (…) - É normal você querer o
máximo de atenção do seu namorado, das suas amigas, dos seus pais. Eles são a
parte mais importante da sua vida. ”
(Revista
Capricho)
MODELO DE
PERGUNTAS
1. Considerando o texto-modelo, é possível
identificar quem é o seu interlocutor preferencial?
Um leitor jovem.
2. Quais são as informações (explícitas ou não)
que permitem a você identificar o interlocutor preferencial do texto?
Do contexto podemos extrair indícios do interlocutor preferencial
do texto: uma jovem adolescente, que pode ser acometida pelo ciúme. Observa-se
ainda , que a revista Capricho tem como público-alvo preferencial: meninas
adolescentes.
A linguagem informal típica dos adolescentes.
A linguagem informal típica dos adolescentes.
09 DICAS
PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
§ Ler todo o texto, procurando ter uma visão
geral do assunto;
§ Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa
a leitura;
§ Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler
o texto pelo menos duas vezes;
§ Inferir;
§ Voltar ao texto tantas quantas vezes
precisar;
§ Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre
as do autor;
§ Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor
compreensão;
§ Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado
de cada questão;
§ O autor defende ideias e você deve
percebê-las;
Nenhum comentário