OS TIPOS DE TEXTO:


OS TIPOS DE TEXTO:

 Classificações recebidas por um texto de acordo com as regras gramaticais, dependendo de suas características. As mais clássicas são: A narração, a descrição e a dissertação. Hoje já se admite também a exposição e a injunção.

 DESCRIÇÃO

 Descrever é explicar com palavras o que se viu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida de ação. Na descrição o ser, o objeto ou ambiente são importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo. O emissor capta e transmite a realidade através de seus sentidos, fazendo uso de recursos linguísticos, tal que o receptor a identifique. A caracterização é indispensável, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto.

Observem o exemplo a seguir. Trata-se de uma descrição de um objeto:

Clarinete

Um elemento clássico e imprescindível num concerto, o clarinete, com seu timbre aveludado, é o instrumento de sopro de maior extensão sonora, pelo que ocupa na banda de música o lugar do violino na orquestra.

O clarinete que possuo foi obtido após o meu nascimento, doado como presente de aniversário por meu bisavô, um velho músico, do qual carrego o nome sem tê-lo conhecido. O clarinete é feito de madeira, possui um tubo predominantemente cilíndrico formado por cinco partes dependentes entre si, em cujo encaixe prevalece a cortiça, além das chaves e anéis de junção das partes, de meta. Sua embocadura é de marfim com dois parafusos de regulagem, os quais fixam a palheta bucal.

Sua cor é confundivelmente marrom, havendo partes onde se encontra urna sensível passagem entre o castanho-claro e o escuro. Possuindo cerca de oitenta centímetros e pesando aproximadamente quatrocentos gramas, é facilmente desmontável, o que lhe confere a propriedade de caber numa caixinha de quarenta e cinco centímetros de comprimento e dez de largura.

Com pouco mais de um século, este clarinete permanece calado, latente, sem produzir sons nem músicas, pois, não herdei o dom de meu bisavô e nunca me interessei por este tipo de instrumento, mas, quem sabe se daqui a alguns anos não aparecerá um novo João Rodolfo, que herde ao mesmo tempo, de seus bisavôs e tataravôs, respectivamente, o instrumento e o dom.

João Rodolfo Cavalcanti A. de Araújo

 Há duas descrições:

§  Descrição denotativa

§  Descrição conotativa.


DESCRIÇÃO DENOTATIVA -  Quando a linguagem representativa do objeto é objetiva, direta sem metáforas ou outras figuras literárias, chamamos de descrição denotativa. Na descrição denotativa as palavras são utilizadas no seu sentido real, único de acordo com a definição do dicionário. Exemplo:

§  Saímos do campus universitário às 14 horas com destino ao agreste pernambucano. À esquerda fica a reitoria e alguns pontos comerciais. À direita o término da construção de um novo centro tecnológico. Seguiremos pela BR-232 onde encontraremos várias formas de relevo e vegetação.

§  No início da viagem observamos uma típica agricultura de subsistência bem à margem da BR-232. Isso provavelmente facilitará o transporte desse cultivo a um grande centro de distribuição de alimentos a CEAGEPE.

DESCRIÇÃO CONOTATIVA

 Em tal descrição as palavras são tomadas em sentido figurado, ricas em polivalência. Exemplo:

§  João estava tão gordo que as pernas da cadeira estavam bambas do peso que carregava. Era notório o sofrimento daquele pobre objeto.

§  Hoje o sol amanheceu sorridente; brilhava incansável, no céu alegre, leve e repleto de nuvens brancas. Os pássaros felizes cantarolavam pelo ar.

NARRAÇÃO

 Narrar é falar sobre os fatos. É contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos. A narração  difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica, enquanto a segunda é estática e sem movimento. Os verbos são predominantes num texto narrativo.  O indispensável da ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de perguntas: 

§  Quem participa nos acontecimentos? (personagens);

§  O que acontece? (enredo);

§  Onde e como acontece? (ambiente e situação dos fatos).

Fazemos um texto narrativo com base em alguns elementos: 

§  O quê? - Fato narrado;

§  Quem? – personagem principal e o anti-herói;

§  Como? – o modo que os fatos aconteceram;

§  Quando? – o tempo dos acontecimentos;

§  Onde? – local onde se desenrolou o acontecimento;

§  Por quê? – a razão, motivo do fato;

§  Por isso: - a consequência dos fatos.

 No texto narrativo, o fato é o ponto central da ação, sendo o verbo o elemento principal. É importante só uma ação centralizadora para envolver as personagens. Deve haver um centro de conflito, um núcleo do enredo. A seguir um exemplo de texto narrativo:

Exercícios:

TEXTO.

 ''ARRUMAR O HOMEM''.

Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para contar. Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei e, por isso, tenho-a como verdadeira. Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano: ''Se não é verdadeira... é muito graciosa!''

   Estava, pois, aquele pai carioca, engenheiro de profissão, posto em sossego, admitido que, para um engenheiro, é sossego andar mergulhado em cálculos de estrutura. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, não cessava de atormentá-lo com perguntas de todo jaez, tentando conquistar um companheiro de lazer.

   A ideia mais luminosa que ocorreu ao pai, depois de dez a quinze convites a ficar quieto e a deixá-lo trabalhar, foi a de pôr nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça trazido da última viagem à Europa. ''Vá brincando enquanto eu termino esta conta''. sentencia entre dentes, prelibando pelo menos uma hora, hora e meia de trégua. O peralta não levará menos do que isso para armar o mapa do mundo com dos cinco continentes, arquipélagos, mares e oceanos, comemora o pai-engenheiro.

   Quem foi que disse hora e meia? Dez minutos depois, dez minutos cravados, e o menino já o puxava triunfante: ''Pai, vem ver!'' No chão, completinho, sem defeito, o mapa do mundo.

   Como fez, como não fez? Em menos de uma hora era impossível. O próprio herói deu a chave da proeza: ''Pai, você não percebeu que, atrás do mundo, o quebra-cabeça tinha um homem? Era mais fácil. E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!''

   ''Mas esse garoto é um sábio!'', sobressaltei, ouvindo a palavra final. Nunca ouvi verdade tão cristalina: ''Basta arrumar o homem (tão desarrumado quase sempre) e o mundo fica arrumado!''

   Arrumar o homem é a tarefa das tarefas, se é que se quer arrumar o mundo.

 
01.   Assinale o item cuja afirmativa está de acordo com o primeiro parágrafo do texto:

a)      embora o autor do texto não confie na veracidade da estória narrada, conta-a por seu valor moral;

b)      como o autor do texto confia na pessoa que lhe narrou a estória, ele a transfere para o leitor, mesmo sabendo que não é autêntica;

c)       A despeito de ser bastante graciosa a história narrada, o autor do texto tem certeza de sua inautenticidade;

d)      O autor do texto nos narra uma história de cuja autenticidade não está certo, apesar de ter sido contada por pessoas dignas de confiança;

e)      a estória narrada possui autenticidade, veracidade e , além disso, certa graça.

 
02.   O título dado ao texto:

a)      representa a tarefa que deveria ser executada pelo menino;

b)      indica a verdadeira finalidade do jogo de quebra- cabeça;

c)       mostra a desorganização reinante na família moderna;

d)      assinala a tarefa básica inicial para a organização do mundo;

e)      demonstra a sabedoria precoce do menino da estória narrada.

 
03. Na continuidade de um texto, algumas palavras referem-se a outras anteriormente expressas; assinale o item em que a palavra destacada tem sua referência corretamente indicada:

a)      Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para contar - refere-se à autenticidade da estória narrada;

b)      Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei... - refere-se à veracidade da estória narrada;

c)       ...e, por isso tenho-a como verdadeira. - refere-se a não poder duvidar da veracidade da pessoa que lhe narrou a estória;

d)      ...tenho-a como verdadeira. - refere-se à pessoa que lhe narrou a estória do texto;

e)      Salva-me de qualquer modo, o provérbio italiano. - refere-se à pessoa de cuja veracidade o autor do texto não pode duvidar.

 
04. O item em que o vocábulo sublinhado está tomado em sentido não- figurado é:

a)      Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória...

b)      Estava, pois, aquele pai carioca...

c)       ...não cessava de atormentá-lo com perguntas... 

d)      ...comemora o pai-engenheiro.

e)      N.D.A.

 
Gabarito:

1.        D

2.        D

3.        C

4.        B

 
 FORMAS DE DISCURSO

§  Discurso direto;

§  Discurso indireto;

§  Discurso indireto livre.

 
DISCURSO DIRETO - É aquele que reproduz exatamente o que escutou ou leu de outra pessoa. Podemos enumerar algumas características do discurso direto:

§  Emprego de verbos do tipo: afirmar, negar, perguntar, responder, entre outros;

§  Usam-se os seguintes sinais de pontuação: dois-pontos, travessão e vírgula.

§  Exemplo: O juiz disse: - O réu é inocente.

DISCURSO INDIRETO - É aquele reproduzido pelo narrador com suas próprias palavras, aquilo que escutou ou leu de outra pessoa. No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuação e usamos conjunções: que, se, como, etc. Exemplo:  O juiz disse que o réu era inocente.

DISCURSO INDIRETO LIVRE - É aquele em que o narrador reconstitui o que ouviu ou leu por conta própria, servindo-se de orações absolutas ou coordenadas sindéticas e assindéticas. Exemplo:

 Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cavalos, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando”. (Graciliano Ramos).

 
Texto Dissertativo (sequência de análises):

  • Texto objetivo;
  • Convence o leitor por meio de fatos, dados estatísticos, citações, publicações...;
  • O predomínio verbal é o presente do indicativo;
  • O autor adota a postura de argumentador.

TEXTO.

Uma das grandes mudanças do século é a que responde pelo nome de ‘‘revolução tecnológica’’, cujas invenções e descobertas fundamentais ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial.  Sua utilização econômica só ocorreu, porém, a partir da crise econômica dos anos 70. Os resultados, sobretudo no campo da microeletrônica, dos computadores e da telecomunicação, afetaram diretamente a extensão, o custo e a velocidade de circulação das informações, facilitando a integração em tempo real de todos os mercados financeiros e provocando alterações produtivas e gerenciais que têm permitido aumentos de produtividade e lucratividade, sobretudo depois de 1990, à custa, em grande medida, de uma redução gigantesca dos postos de trabalho.

01.   Indique a opção que resume as ideias principais do texto.

a)      A revolução tecnológica intensificou a circulação de informações, integrando os mercados financeiros e provocando produtividade e lucratividade, mas também desemprego.

b)      A circulação de informações que ocorreu em consequência do aumento de produtividade e de lucratividade, intensificou os efeitos positivos da revolução tecnológica.

c)       A integração dos mercados financeiros depois da Segunda Guerra Mundial, em consequência das telecomunicações, provocou a redução da lucratividade e dos postos de trabalho.

d)      A utilização econômica dos produtos da revolução tecnológica, a partir dos anos setenta, provocou um avanço da microeletrônica prejudicando o custo das informações.

e)      Após 1990, o aumento da produtividade das empresas de microeletrônica, de computadores e de telecomunicações afetou de forma negativa a circulação das informações e os postos de trabalho.

 
TEXTO.

Existe um relativo consenso de que inúmeras foram as transformações que alteraram, no último quarto de século, a geopolítica e a geoeconomia do mundo tal como foram organizadas depois do fim da Segunda Guerra, sob a égide da competição interestatal entre os Estados Unidos e a União Soviética. A grande divergência está na forma em que cada um interpreta o movimento mais geral, hierarquizando suas determinações e suas consequências. Para alguns, trata-se de consequência necessária e inapelável das transformações tecnológicas que, somadas à expansão dos mercados, derrubaram as fronteiras territoriais e sucatearam os projetos econômicos nacionais, promovendo uma redução obrigatória e virtuosa da soberania dos Estados. A partir daí, a própria globalização econômica e a força dos mercados promoveriam também uma homogeneização progressiva da riqueza e do desenvolvimento das nações, e para os mais otimistas, em algum tempo mais, um governo global, uma ‘‘paz perpétua’’ e uma ‘‘democracia cosmopolita’’. Não é necessário dizer que essa leitura dos acontecimentos reproduz a utopia liberal que desde o século XVIII vem anunciando e propondo, reiteradamente, esse mesmo objetivo terminal para a economia capitalista: um mercado global desvencilhado dos problemas impostos pelos particularismos nacionais e os protecionismos estatais.

02.   Assinale a opção que está de acordo com as ideias do texto.

a)      O movimento econômico mundial, ao contrário do que se possa imaginar, impediu transformações tecnológicas em vários territórios que antes estavam liderando o processo produtivo internacionalizado.

b)      A divergência em relação às grandes transformações econômicas dos últimos 25 anos diz respeito a quais são as suas causas e quais são as suas consequências no panorama do desenvolvimento das nações.

c)       As grandes transformações econômicas do final do século coincidem com o fim da estratégia de poder imperial que vem se impondo ao mundo a partir de seu eixo anglo-saxão.

d)      Uma visão menos positiva do fenômeno da globalização prevê a sobrevivência e a ampliação da soberania dos Estados Nacionais.

e)      Compreende-se que a globalização necessita adotar os mesmos ideais propagados pela utopia liberal da economia capitalista desde o século XVIII.

 

Gabarito:

1.       A

2.       B

 

EXPOSIÇÃO

Aqueles textos que nos levam a uma explicação sobre determinado assunto, informa e esclarece sem a emissão de qualquer opinião a respeito, é um texto expositivo.

  • Regras gramaticas para (Exposição):
  • Neste tipo de texto são apresentadas informações sobre assuntos e fatos específicos; expõe ideias; explica; avalia; reflete.
  • Tudo isso sem que haja interferência do autor, sem que haja sua opinião a respeito. Faz uso de linguagem clara, objetiva e impessoal. A maioria dos verbos está no presente do indicativo.
  • Exemplos: Notícias Jornalísticas

TEXTO.

            Na pesquisa para avaliar a gestão nas empresas em relação à qualidade no setor de software, foram considerados os seguintes fatores: a elaboração de planos estratégicos, a inclusão de metas consistentes, a coleta de indicadores precisos, a contabilidade adequada de custos, a implantação de programas de qualidade total e a certificação dos sistemas.

O relacionamento das empresas com seus empregados foi acompanhado a partir de aspectos da participação dos mesmos na solução de problemas, sua satisfação e oportunidades de aperfeiçoamento profissional. O relacionamento com o mercado era avaliado considerando-se a realização de pesquisas de expectativa e de satisfação junto aos clientes; a existência de estruturas de atendimento; a resolução de reclamações e o uso desses tipos de dados na revisão de projetos ou na especificação de novos produtos e serviços.

Procedimentos específicos para qualidade em software foram medidos por indicadores referentes à adoção de métodos de engenharia para prevenção ou detecção de defeitos, à utilização de ferramentas automatizadas de desenvolvimento e ao tipo de documentação adotada. Adicionalmente, todo um conjunto de aspectos foi levantado visando à caracterização das empresas e do software desenvolvido no Brasil.

01.  Em relação ao texto, assinale a opção correta.

a)      As escolhas sintáticas e lexicais do texto são apropriadas para um texto de relatório.

b)      Para que a pontuação do texto se torne correta é necessário substituir as quatro vírgulas (linhas 4, 5, 6, 7) após o sinal de dois pontos (linha 4)  por sinais de ponto e vírgula.

c)      O uso da voz passiva em “foi acompanhado” (linha 11) tem o efeito estilístico de explicitar e reforçar o papel do agente da ação.

d)      Em “O relacionamento com o mercado era avaliado” (linhas 15, 16), a transformação da voz passiva analítica para sintética corresponde a: Avaliou-se o relacionamento com o mercado.

e)      O uso do pretérito indica que a pesquisa a que o texto se refere está em andamento.

 

Gabarito: A

INJUNÇÃO

Os textos injuntivos estão presentes em variadas situações, como por exemplo: manual de instruções, uma receita de bolo, ou ainda a bula de um remédio ou a receita médica que nos foi prescrita. Os textos injuntivos são aqueles textos que nos orientam, nos ditam normas, nos instruem.

Breve Resumo Para Fixação

§  Narração: Personagens, Enredo, Espaço...

§  Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...

§  Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debater...

§  Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)

§  Exposição: Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)

 

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