OS TIPOS DE TEXTO:
Descrever é explicar com palavras
o que se viu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida
de ação. Na descrição o ser, o objeto ou ambiente são importantes, ocupando
lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo. O emissor capta e
transmite a realidade através de seus sentidos, fazendo uso de recursos
linguísticos, tal que o receptor a identifique. A caracterização é
indispensável, por isso existe uma grande quantidade de adjetivos no texto.
Observem o exemplo a seguir. Trata-se de uma
descrição de um objeto:
Clarinete
Um
elemento clássico e imprescindível num concerto, o clarinete, com seu timbre
aveludado, é o instrumento de sopro de maior extensão sonora, pelo que ocupa na
banda de música o lugar do violino na orquestra.
O
clarinete que possuo foi obtido após o meu nascimento, doado como presente de
aniversário por meu bisavô, um velho músico, do qual carrego o nome sem tê-lo
conhecido. O clarinete é feito de madeira, possui um tubo predominantemente
cilíndrico formado por cinco partes dependentes entre si, em cujo encaixe
prevalece a cortiça, além das chaves e anéis de junção das partes, de meta. Sua
embocadura é de marfim com dois parafusos de regulagem, os quais fixam a
palheta bucal.
Sua cor é
confundivelmente marrom, havendo partes onde se encontra urna sensível passagem
entre o castanho-claro e o escuro. Possuindo cerca de oitenta centímetros e
pesando aproximadamente quatrocentos gramas, é facilmente desmontável, o que
lhe confere a propriedade de caber numa caixinha de quarenta e cinco
centímetros de comprimento e dez de largura.
Com pouco
mais de um século, este clarinete permanece calado, latente, sem produzir sons
nem músicas, pois, não herdei o dom de meu bisavô e nunca me interessei por
este tipo de instrumento, mas, quem sabe se daqui a alguns anos não aparecerá
um novo João Rodolfo, que herde ao mesmo tempo, de seus bisavôs e tataravôs,
respectivamente, o instrumento e o dom.
João
Rodolfo Cavalcanti A. de Araújo
Há duas
descrições:
§ Descrição denotativa
§ Descrição conotativa.
DESCRIÇÃO DENOTATIVA - Quando a
linguagem representativa do objeto é objetiva, direta sem metáforas ou outras
figuras literárias, chamamos de descrição denotativa. Na descrição denotativa
as palavras são utilizadas no seu sentido real, único de acordo com a definição
do dicionário. Exemplo:
§ Saímos do campus
universitário às 14 horas com destino ao agreste pernambucano. À esquerda fica
a reitoria e alguns pontos comerciais. À direita o término da construção de um
novo centro tecnológico. Seguiremos pela BR-232 onde encontraremos várias
formas de relevo e vegetação.
§ No início da
viagem observamos uma típica agricultura de subsistência bem à margem da
BR-232. Isso provavelmente facilitará o transporte desse cultivo a um grande
centro de distribuição de alimentos a CEAGEPE.
DESCRIÇÃO CONOTATIVA
Em tal descrição as palavras são
tomadas em sentido figurado, ricas em polivalência. Exemplo :
§ João estava tão
gordo que as pernas da cadeira estavam bambas do peso que carregava. Era notório
o sofrimento daquele pobre objeto.
§ Hoje o sol
amanheceu sorridente; brilhava incansável, no céu alegre, leve e repleto de
nuvens brancas. Os pássaros felizes cantarolavam pelo ar.
NARRAÇÃO
Narrar é falar sobre os fatos. É
contar. Consiste na elaboração de um texto inserindo episódios, acontecimentos.
A narração difere da descrição. A primeira é totalmente dinâmica,
enquanto a segunda é estática e sem movimento. Os verbos são predominantes num
texto narrativo. O indispensável da
ficção é a narrativa, respondendo os seus elementos a uma série de
perguntas:
§ Quem participa nos acontecimentos? (personagens);
§ O que acontece? (enredo);
§ Onde e como acontece? (ambiente e situação dos fatos).
Fazemos um texto narrativo com base em alguns elementos:
§ O quê? - Fato narrado;
§ Quem? – personagem principal e o anti-herói;
§ Como? – o modo que os fatos aconteceram;
§ Quando? – o tempo dos acontecimentos;
§ Onde? – local onde se desenrolou o acontecimento;
§ Por quê? – a razão, motivo do fato;
§ Por isso: - a consequência dos fatos.
No texto narrativo, o fato é o ponto central da ação, sendo o
verbo o elemento principal. É importante só uma ação centralizadora para
envolver as personagens. Deve haver um centro de conflito, um núcleo do
enredo. A seguir um exemplo de texto narrativo:
Exercícios:
TEXTO.
Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que
estou para contar. Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a
escutei e, por isso, tenho-a como verdadeira. Salva-me, de qualquer modo, o
provérbio italiano: ''Se não é verdadeira... é muito graciosa!''
Estava, pois, aquele pai carioca, engenheiro de profissão,
posto em sossego, admitido que, para um engenheiro, é sossego andar mergulhado
em cálculos de estrutura. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, não cessava de
atormentá-lo com perguntas de todo jaez, tentando conquistar um companheiro de
lazer.
A ideia mais luminosa que ocorreu ao pai, depois de dez a
quinze convites a ficar quieto e a deixá-lo trabalhar, foi a de pôr nas mãos do
moleque um belo quebra-cabeça trazido da última viagem à Europa. ''Vá brincando
enquanto eu termino esta conta''. sentencia entre dentes, prelibando pelo menos
uma hora, hora e meia de trégua. O peralta não levará menos do que isso para armar
o mapa do mundo com dos cinco continentes, arquipélagos, mares e oceanos,
comemora o pai-engenheiro.
Quem foi que disse hora e meia? Dez minutos depois, dez
minutos cravados, e o menino já o puxava triunfante: ''Pai, vem ver!'' No chão,
completinho, sem defeito, o mapa do mundo.
Como fez, como não fez? Em menos de uma hora era
impossível. O próprio herói deu a chave da proeza: ''Pai, você não percebeu
que, atrás do mundo, o quebra-cabeça tinha um homem? Era mais fácil. E quando
eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!''
''Mas esse garoto é um sábio!'', sobressaltei, ouvindo a
palavra final. Nunca ouvi verdade tão cristalina: ''Basta arrumar o homem (tão
desarrumado quase sempre) e o mundo fica arrumado!''
Arrumar o homem é a tarefa das tarefas, se é que se quer
arrumar o mundo.
01. Assinale o item cuja afirmativa está de acordo com o primeiro parágrafo
do texto:
a) embora o autor do texto não confie na veracidade da estória narrada,
conta-a por seu valor moral;
b) como o autor do texto confia na pessoa que lhe narrou a estória, ele a
transfere para o leitor, mesmo sabendo que não é autêntica;
c) A despeito de ser bastante graciosa a história narrada, o autor do texto
tem certeza de sua inautenticidade;
d) O autor do texto nos narra uma história de cuja autenticidade não está
certo, apesar de ter sido contada por pessoas dignas de confiança;
e) a estória narrada possui autenticidade, veracidade e , além disso, certa
graça.
02. O título dado ao texto:
a) representa a tarefa que deveria ser executada pelo menino;
b) indica a verdadeira finalidade do jogo de quebra- cabeça;
c) mostra a desorganização reinante na família moderna;
d) assinala a tarefa básica inicial para a organização do mundo;
e) demonstra a sabedoria precoce do menino da estória narrada.
a) Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para
contar - refere-se à autenticidade da estória narrada;
b) Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei... -
refere-se à veracidade da estória narrada;
c) ...e, por isso tenho-a como verdadeira. - refere-se a não poder duvidar
da veracidade da pessoa que lhe narrou a estória;
d) ...tenho-a como verdadeira. - refere-se à pessoa que lhe narrou a
estória do texto;
e) Salva-me de qualquer modo, o provérbio italiano. - refere-se à pessoa de
cuja veracidade o autor do texto não pode duvidar.
a) Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória...
b) Estava, pois, aquele pai carioca...
c) ...não cessava de atormentá-lo com perguntas...
d) ...comemora o pai-engenheiro.
e) N.D.A.
Gabarito:
1.
D
2.
D
3.
C
4.
B
§ Discurso direto;
§ Discurso indireto;
§ Discurso indireto livre.
§ Emprego de verbos do tipo: afirmar, negar, perguntar, responder, entre
outros;
§ Usam-se os seguintes sinais de pontuação: dois-pontos, travessão e
vírgula.
§ Exemplo: O juiz disse: - O réu
é inocente.
DISCURSO INDIRETO - É aquele
reproduzido pelo narrador com suas próprias palavras, aquilo que escutou ou leu
de outra pessoa. No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuação e
usamos conjunções: que, se, como, etc. Exemplo: O juiz disse que o réu
era inocente.
DISCURSO INDIRETO LIVRE - É aquele em que o narrador reconstitui o que ouviu ou leu por conta
própria, servindo-se de orações absolutas ou coordenadas sindéticas e
assindéticas. Exemplo:
Sinhá Vitória falou assim, mas
Fabiano franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e
cavalos, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse
tresvariando”. (Graciliano Ramos).
- Texto objetivo;
- Convence o leitor por meio de fatos,
dados estatísticos, citações, publicações...;
- O predomínio verbal é o presente do
indicativo;
- O autor adota a postura de argumentador.
TEXTO.
Uma das grandes mudanças do século é a que responde pelo nome de
‘‘revolução tecnológica’’, cujas invenções e descobertas fundamentais ocorreram
durante a Segunda Guerra Mundial. Sua utilização econômica só ocorreu,
porém, a partir da crise econômica dos anos 70. Os resultados, sobretudo no
campo da microeletrônica, dos computadores e da telecomunicação, afetaram
diretamente a extensão, o custo e a velocidade de circulação das informações,
facilitando a integração em tempo real de todos os mercados financeiros e
provocando alterações produtivas e gerenciais que têm permitido aumentos de
produtividade e lucratividade, sobretudo depois de 1990, à custa, em grande medida,
de uma redução gigantesca dos postos de trabalho.
01. Indique a opção que resume as ideias principais do texto.
a) A revolução tecnológica intensificou a circulação de informações,
integrando os mercados financeiros e provocando produtividade e lucratividade,
mas também desemprego.
b) A circulação de informações que ocorreu em consequência do aumento de
produtividade e de lucratividade, intensificou os efeitos positivos da
revolução tecnológica.
c) A integração dos mercados financeiros depois da Segunda Guerra Mundial,
em consequência das telecomunicações, provocou a redução da lucratividade e dos
postos de trabalho.
d) A utilização econômica dos produtos da revolução tecnológica, a partir
dos anos setenta, provocou um avanço da microeletrônica prejudicando o custo
das informações.
e) Após 1990, o aumento da produtividade das empresas de microeletrônica,
de computadores e de telecomunicações afetou de forma negativa a circulação das
informações e os postos de trabalho.
Existe um relativo consenso de que inúmeras foram as transformações que
alteraram, no último quarto de século, a geopolítica e a geoeconomia do mundo
tal como foram organizadas depois do fim da Segunda Guerra, sob a égide da
competição interestatal entre os Estados Unidos e a União Soviética. A grande
divergência está na forma em que cada um interpreta o movimento mais geral,
hierarquizando suas determinações e suas consequências. Para alguns, trata-se
de consequência necessária e inapelável das transformações tecnológicas que,
somadas à expansão dos mercados, derrubaram as fronteiras territoriais e
sucatearam os projetos econômicos nacionais, promovendo uma redução obrigatória
e virtuosa da soberania dos Estados. A partir daí, a própria globalização
econômica e a força dos mercados promoveriam também uma homogeneização
progressiva da riqueza e do desenvolvimento das nações, e para os mais
otimistas, em algum tempo mais, um governo global, uma ‘‘paz perpétua’’ e uma
‘‘democracia cosmopolita’’. Não é necessário dizer que essa leitura dos
acontecimentos reproduz a utopia liberal que desde o século XVIII vem
anunciando e propondo, reiteradamente, esse mesmo objetivo terminal para a
economia capitalista: um mercado global desvencilhado dos problemas impostos
pelos particularismos nacionais e os protecionismos estatais.
02. Assinale a opção que está de acordo com as ideias do texto.
a) O movimento econômico mundial, ao contrário do que se possa imaginar,
impediu transformações tecnológicas em vários territórios que antes estavam
liderando o processo produtivo internacionalizado.
b) A divergência em relação às grandes transformações econômicas dos
últimos 25 anos diz respeito a quais são as suas causas e quais são as suas
consequências no panorama do desenvolvimento das nações.
c) As grandes transformações econômicas do final do século coincidem com o
fim da estratégia de poder imperial que vem se impondo ao mundo a partir de seu
eixo anglo-saxão.
d) Uma visão menos positiva do fenômeno da globalização prevê a
sobrevivência e a ampliação da soberania dos Estados Nacionais.
e) Compreende-se que a globalização necessita adotar os mesmos ideais
propagados pela utopia liberal da economia capitalista desde o século XVIII.
Gabarito:
1. A
2. B
EXPOSIÇÃO
Aqueles textos que nos levam a uma explicação sobre determinado assunto,
informa e esclarece sem a emissão de qualquer opinião a respeito, é um texto
expositivo.
- Regras
gramaticas para (Exposição):
- Neste tipo de
texto são apresentadas informações sobre assuntos e fatos específicos;
expõe ideias; explica; avalia; reflete.
- Tudo isso sem
que haja interferência do autor, sem que haja sua opinião a respeito. Faz
uso de linguagem clara, objetiva e impessoal. A maioria dos verbos está no
presente do indicativo.
- Exemplos:
Notícias Jornalísticas
TEXTO.
Na pesquisa para avaliar a gestão
nas empresas em relação à qualidade no setor de software, foram considerados os
seguintes fatores: a elaboração de planos estratégicos, a inclusão de metas
consistentes, a coleta de indicadores precisos, a contabilidade adequada de
custos, a implantação de programas de qualidade total e a certificação dos
sistemas.
O
relacionamento das empresas com seus empregados foi acompanhado a partir de
aspectos da participação dos mesmos na solução de problemas, sua satisfação e
oportunidades de aperfeiçoamento profissional. O relacionamento com o mercado
era avaliado considerando-se a realização de pesquisas de expectativa e de
satisfação junto aos clientes; a existência de estruturas de atendimento; a
resolução de reclamações e o uso desses tipos de dados na revisão de projetos
ou na especificação de novos produtos e serviços.
Procedimentos
específicos para qualidade em software foram medidos por indicadores referentes
à adoção de métodos de engenharia para prevenção ou detecção de defeitos, à
utilização de ferramentas automatizadas de desenvolvimento e ao tipo de
documentação adotada. Adicionalmente, todo um conjunto de aspectos foi
levantado visando à caracterização das empresas e do software desenvolvido no
Brasil.
01. Em
relação ao texto, assinale a opção correta.
a)
As escolhas sintáticas e lexicais do texto são
apropriadas para um texto de relatório.
b)
Para que a pontuação do texto se torne correta é
necessário substituir as quatro vírgulas (linhas 4, 5, 6, 7) após o sinal de
dois pontos (linha 4) por sinais de ponto e vírgula.
c)
O uso da voz passiva em “foi acompanhado” (linha
11) tem o efeito estilístico de explicitar e reforçar o papel do agente da
ação.
d)
Em “O relacionamento com o mercado era avaliado”
(linhas 15, 16), a transformação da voz passiva analítica para sintética
corresponde a: Avaliou-se o relacionamento com o mercado.
e)
O uso do pretérito indica que a pesquisa a que o
texto se refere está em andamento.
Gabarito: A
INJUNÇÃO
Os textos injuntivos estão presentes em variadas situações, como por
exemplo: manual de instruções, uma receita de bolo, ou ainda a bula de um
remédio ou a receita médica que nos foi prescrita. Os textos injuntivos são
aqueles textos que nos orientam, nos ditam normas, nos instruem.
Breve Resumo
Para Fixação
§ Narração: Personagens, Enredo, Espaço...
§ Descrição: Enumeração, Comparação, Retrato Verbal...
§ Dissertação: Expositiva, Argumentativa, Debater...
§ Injunção: Instrucional (Manuais, Receitas, Bulas...)
§ Exposição: Fatos, Impessoal (Notícias Jornalísticas)
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