TEXTO
EUA ligam zika à microcefalia
O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos
Estados Unidos confirmou na quinta-feira, 14/04, o vínculo entre o vírus zika e
defeitos de nascimento, como a microcefalia. Segundo o CDC, o próximo passo é
determinar se as crianças nascidas com microcefalia de mães infectadas com o
zika “são a ponta do iceberg dos efeitos nocivos no cérebro e outros
problemas”.
Época, 18/04/16, p. 20.
01.
A fim
de cumprir sua função social, o gênero notícia divulga informações novas. É
possível afirmar CORRETAMENTE que o valor informativo do texto lido
concentra-se, além da divulgação da descoberta da relação entre zika e
microcefalia, em
a)
revelar
que os cientistas buscam saber se o zika pode causar outros impactos além da
microcefalia.
b)
considerar
como as crianças diagnosticadas com microcefalia podem ser tratadas pelas mães
com zika.
c)
descrever
as enfermidades que a contaminação de mulheres grávidas por zika podem
causar.
d)
confirmar
a hipótese de que a microcefalia seja causada pela contaminação das mães por
zika na gravidez.
e)
conscientizar
as mulheres grávidas para que evitem a contaminação pelo zika vírus durante a
gestação.
TEXTO
À
beira da extinção, ave saíra-apunhalada tem rara chance de se recuperar na
natureza
A
saíra-apunhalada (o nome faz referência à mancha vermelha no peito do pássaro,
que se assemelha a uma "punhalada") é uma ave simpática de dez
centímetros, com plumagem branca e cinza. A alcunha, que na origem só fazia
referência ao visual da espécie, agora serve bem como indicação simbólica do
perigo pelo qual passa a saíra: estimativas indicam que só existem 50 delas na
natureza. Para protegê-la, ONGs e órgãos ambientalistas do governo lutam para
que seja criada uma reserva florestal de 5 mil hectares na região serrana
capixaba.
A
saíra-apunhalada vive em bandos e se alimenta de pequenos insetos e frutos. Ela
vive no alto de florestas da Mata Atlântica, e está aí a sua maior fraqueza, já
que
dessa vegetação foi
destruída pelo homem. A ave, que também era encontrada em Minas Gerais, hoje só
pode ser vista no Espírito Santo.

"A extinção
está associada à destruição secular da Mata Atlântica, porque a espécie só
sobrevive em florestas muito bem conservadas", diz o biólogo Edson Ribeiro
Luiz, coordenador de projetos da SAVE Brasil, ONG ligada à Bird Life International, que tem como foco a proteção das aves
brasileiras. "Em território capixaba, onde existe apenas um bloco de
vegetação preservado, elas tendem a ficar ilhadas."
A luta para
proteger a ave ganhou força no mês passado, quando aconteceu no Estado o
Avistar, principal evento de observação de pássaros do país. Tendo na
saíra-apunhalada o seu símbolo, a festa foi o incentivo que faltava para que o
Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) estabelecesse o prazo de março de
2016 para a constituição da reserva. A decisão final, porém, continua nas mãos
do governo.
02.
Das
afirmações abaixo, apenas uma está de acordo com o que se expõe no texto. Indique-a.
a)
Há um
risco iminente de extinção da ave saíra-apunhalada, conquanto ainda haja chance
de reverter esse quadro.
b)
Sem as
florestas de Mata Atlântica, a saíra não tem como se alimentar, o que provocará
sua extinção.
c)
O nome
da ave deve-se, simbolicamente, ao perigo de extinção em que ela se encontra.
d)
Embora
a constituição de uma reserva florestal tenha sido indicada pelo governo, ela
só será implantada em março de 2016.
e)
O fato
de a saíra viver apenas em lugares muito altos a torna uma espécie fraca, o que
dificulta sua sobrevivência.
03.
Qual
dos termos abaixo poderia substituir a palavra “alcunha”, sem alterar o sentido
do texto?
a)
Apelido.
b)
Topônimo.
c)
Nome
científico.
d)
Sigla.
e)
Codinome.
TEXTO
Será
que os dicionários liberaram o ‘dito-cujo’?
Por Sérgio Rodrigues
Brasileirismo
informal, termo não está proibido, mas deve ser usado de forma brincalhona
O registro num
dicionário não dá certificado automático de adequação a expressão alguma:
significa apenas que ela é usada com frequência suficiente para merecer a
atenção dos lexicógrafos. O substantivo “dito-cujo”, que substitui o nome de
uma pessoa que já foi mencionada ou que por alguma razão não se deseja
mencionar, é um brasileirismo antigo e, de certa forma, consagrado, mas
aceitável apenas na linguagem coloquial. Mais do que isso: mesmo em contextos
informais seu emprego deve ser sempre “jocoso”, ou seja, brincalhão, como
anotam diversos lexicógrafos, entre eles o Houaiss e o Francisco Borba. Convém
que quem fala ou escreve “dito-cujo” deixe claro que está se afastando
conscientemente do registro culto.
Exemplo: “O leão
procurou o gerente da Metro e se ofereceu para leão da dita-cuja, em troca de
alimentação”, escreveu Millôr Fernandes numa de suas “Fábulas fabulosas”.
04.
Em
vista da intenção do autor – refletir sobre o uso da expressão “dito-cujo” –, o
texto se organiza linguisticamente observando certas propriedades de estilo.
Quanto a essas propriedades, apenas está correto o que se afirma em:
a)
A
linguagem é culta, com traços de erudição que restringem a abrangência de
interlocutores do texto, conforme objetiva o autor.
b)
O texto
compõe-se em estilo formal, sem perder de vista a proximidade com o leitor,
recurso que está adequado à finalidade didática da mensagem.
c)
Desde o
título, que vem em forma de pergunta, o texto busca o coloquialismo, em diálogo
simples com o leitor.
d)
O texto
é formal e coloquial ao mesmo tempo, pois se vale de seriedade e de jocosidade
para discutir o tema.
e)
O uso
exagerado de palavras próprias da linguagem oral deixa o texto leve e informal,
garantindo a compreensão geral deste pelo leitor.
05.
Entre
as alternativas abaixo, apenas uma não está de acordo com o que se expõe no
texto. Marque-a.
a)
O uso
da expressão “dito-cujo” deve ser feito com parcimônia, pois não está adequado
a qualquer situação de uso da língua.
b)
A
expressão “dito-cujo” funciona como referente, em alguns casos, e integra o
vocabulário do português brasileiro.
c)
Lexicógrafos
como Houaiss e Francisco Borba ratificam o ponto de vista do autor do texto.
d)
Na
linguagem coloquial, o uso da língua é sempre jocoso, razão por que se pode
usar, nesse nível de linguagem, o termo “dito-cujo”.
e)
O
dicionário, por si só, não constitui um instrumento capaz de chancelar a
adequação das palavras e expressões que já são usadas na língua.
TEXTO
Onde há maior engajamento das pessoas no
trabalho? Para responder essa pergunta, a consultoria Marcus Buckingham Company
fez uma pesquisa em 13 países, entrevistando cerca de mil pessoas de
várias empresas em cada um. Os Estados Unidos e a China estão empatados
em primeiro lugar (com
de engajamento total
cada), o que não chega a ser uma surpresa diante da potência de suas economias.
Mas aí começam as novidades: em segundo lugar está a Índia, com
e em terceiro, o
Brasil, com
de engajamento, acima
de países como a Inglaterra, o Canadá, a Alemanha, a Itália e a França.
Solicitou-se aos entrevistados hierarquizar oito afirmações básicas, como “no
trabalho, sei claramente o que esperam de mim” ou “serei reconhecido se fizer
um bom trabalho”. Para os autores, a diferença de engajamento em cada país
seria explicada de acordo com o grau de confiança que o entrevistado teria
sobre a utilização de suas capacidades pessoais no trabalho. Mas há nuances: no
Brasil, assim como na França, Canadá e Argentina, a afirmação “meus colegas me
apoiam” recebeu também grande destaque, enquanto na Inglaterra e na
Índia se valoriza mais o fato de ter colegas que compartilhem os mesmos
valores.



(Adaptado de: NOGUEIRA, P. E. A preguiça é
mito? Época Negócios. ago. 2015.
n.102. p. 21.)
06.
Acerca
dos recursos linguísticos sublinhados no texto, assinale a alternativa correta.
a)
A
expressão “cerca de” pode ser substituída por “acerca de” sem prejuízo do
sentido original.
b)
A
expressão “em cada um” impede ambiguidade em torno das empresas nas quais as
pessoas foram entrevistadas.
c)
O
conectivo “Mas” serve para contrapor “surpresa” e “novidades”.
d)
O termo
“aí” refere-se à “potência de suas economias”.
e)
O
conectivo “enquanto” pode ser substituído por “ao passo que” sem prejuízo do
sentido original.
07.
De
acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual
era o objetivo da pesquisa.
a)
Desfazer
o mito de que o brasileiro é preguiçoso.
b)
Ratificar
a condição da preguiça do brasileiro como um mito.
c)
A
comprovação do engajamento do brasileiro no universo do trabalho.
d)
A
análise do engajamento de profissionais em diversos países.
e)
A
identificação das modalidades de empregos mais suscetíveis ao engajamento.
08.
Com
base no trecho “Solicitou-se aos entrevistados hierarquizar
oito afirmações básicas”, assinale a
alternativa que apresenta a sua correta reescrita.
a)
A
hierarquia de oito afirmações básicas foi solicitada aos entrevistados.
b)
Hierarquizar
oito afirmações básicas foi a solicitação dos entrevistados.
c)
Oito
afirmações básicas foram solicitadas aos entrevistados hierarquizados.
d)
Solicitaram
a hierarquia dos entrevistados através de oito afirmações básicas.
e)
Solicitou-se
hierarquizar os entrevistados com oito afirmações básicas.
TEXTO
Júpiter sempre
foi a menina dos olhos dos astrônomos. E motivos não faltam. Em primeiro lugar
está o fato de ele ser o maior planeta do sistema solar (...), tem
vezes a massa da
Terra. O segundo ponto a justificar o interesse dos cientistas é que Júpiter
possui o mais rápido movimento de rotação (...). Ele também é o quarto corpo
cósmico mais brilhante, depois do Sol, da Lua e de Vênus (...). Para aqueles
que observam profissionalmente esse gigante através de instrumentos, a sua característica
mais marcante é a Grande Mancha Vermelha, tempestade que o cerca com ventos de
até
quilômetros por hora.
Mas, se o planeta é intrigante, suas luas Europa e Ganimedes também o são – e
desde que a sonda Galileo capturou imagens que evidenciam nelas a presença de
oceanos, a NASA percebeu a necessidade de explorá-las.


(Isto
é, 4 mar 2009).
09.
Assinale
a alternativa correta em relação ao texto.
a)
A
preferência dos astrônomos por Júpiter é devida, em última análise, à presença
de água no planeta, o que pode auxiliar a terra, no futuro.
b)
A
partir das imagens capturadas pela sonda Galileo, surgiu o interesse dos
cientistas por Júpiter e, principalmente por suas luas.
c)
Considerando
o planeta e suas luas, são apontados cinco motivos para justificar o interesse
dos cientistas por ele.
d)
Por ser
vezes maior que a
terra, é natural que os cientistas se interessem mais por ele do que por outros
planetas.

e)
A NASA
(Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é a maior responsável pelos
estudos sobre Júpiter.
Gabarito:
1.
A - O último período do texto aponta para a
preocupação dos cientistas em descobrir outros “efeitos nocivos no cérebro e
outros problemas” de forma figurada (“são a ponta do iceberg”).
2.
A - Logo no primeiro parágrafo o leitor tem
conhecimento de que a ave está em risco de extinção como expressa o trecho que
faz referência ao nome da ave: “A alcunha, que na origem só fazia referência ao
visual da espécie, agora serve bem como indicação simbólica do perigo pelo qual
passa a saíra: estimativas indicam que só existem 50 delas na natureza”. Ao
longo o texto, no entanto, fica claro que, apesar do risco de extinção ainda é
possível lutar para a preservação da espécie, como colocado no trecho “A luta
para proteger a ave ganhou força no mês passado”.
3.
A - No texto, vemos a palavra “alcunha” sendo
utilizada na seguinte situação: “A alcunha, que na origem só fazia referência
ao visual da espécie, agora serve bem como indicação simbólica do perigo pelo
qual passa a saíra”. Nesse contexto, pode-se perceber que é dado à ave um
apelido a partir de uma característica sua marcante (no caso, primeiramente seu
visual, e depois alusão ao seu risco de extinção). Assim, é possível substituir
“alcunha” por “apelido”.
4.
B - O texto respeita as normas da língua formal,
sem apresentar desvios à norma culta. No entanto, mesmo com essa formalidade da
língua, é perceptível que o autor busca não se afastar do seu leitor, ou seja,
ainda traz uma proximidade. Isso faz com que haja um efeito de maior diálogo
com o leitor, o que é coerente com a finalidade didática (no caso explicar o
uso do “dito-cujo”) do texto.
5.
D - A [D] está incorreta, uma vez que o texto
coloca que o uso do “dito cujo” se dá em contextos coloquiais e jocosos, e não
que todo contexto coloquial é jocoso como afirma a alternativa. O trecho “mesmo
em contextos informais seu emprego deve ser sempre “jocoso”” pode ser usado
como comprovação da falsidade da alternativa [D].
6.
E - As opções [A], [B], [C] e [D] são incorretas,
pois - [A] as locuções prepositivas “cerca de” e “acerca de” apresentam valores
semânticos diferentes: “perto de” e “a respeito de”, respectivamente; [B] a
expressão “em cada um” impede ambiguidade relativamente à totalidade das
pessoas que foram entrevistadas; [C] o
conectivo “Mas” serve para introduzir informações que restringem o que foi
mencionado anteriormente; [D] o termo “aí” refere-se à afirmação de que Estados
Unidos e China estão empatados em primeiro lugar, com
de engajamento. Assim,
é correta apenas [E].

7.
D - De acordo com o texto, o objetivo da pesquisa
era responder à questão “Onde há maior engajamento das pessoas no trabalho?”.
Para tal, a consultoria Marcus Buckingham Company fez uma pesquisa em
países, entrevistando
mais de mil profissionais em cada um. Assim, é correta a opção [D].

8.
A - A frase original apresenta-se na voz passiva
sintética (SUJEITO PACIENTE – “hierarquizar oito afirmações básicas” +
PREDICADO – “solicitou”, verbo no pretérito perfeito indicativo, concordando
com o sujeito + pronome apassivador “se” + “aos entrevistados”, objeto
indireto). A transposição equivalente para a voz passiva analítica é
corretamente assinalada em [A]: “A hierarquia de oito afirmações básicas foi
solicitada aos entrevistados”.
9.
C - O texto coloca que os cientistas se interessam
por Júpiter por 5 motivos: 1. é o maior planeta do sistema solar; 2. Júpiter
possui o movimento de rotação mais rápido; 3. é o quarto corpo cósmico mais
brilhante; 4. apresenta a característica “Grande Mancha Vermelha”; 5. possui
luas intrigantes também.
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