Literatura Medieval – HUMANISMO
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§ INÍCIO:
nomeação de Fernão Lopes para cronista-mor da Torre do Tombo. (1418)
§ TÉRMINO:
Sá de Miranda traz da Itália a Medida Nova e outras inovações
PAINEL DE ÉPOCA
PAINEL DE ÉPOCA
·
antropocentrismo:
homem como centro do universo.
·
a poesia
independe da música.
·
transição entre
a Idade Média e o Renascimento.
·
início da
ascensão da burguesia.
·
nova realidade
Mercantil.
·
crise do sistema
feudal.
·
crise na Igreja.
·
fortalecimento
da figura do rei.
·
resolução de
Avis em Portugal.
Historiografia
Portuguesa: Fernão Lopes
- união do
literário e do histórico.
- crônica
histórica.
- imparcialidade
na visão dos acontecimentos.
- interesse
pelo lado humano dos acontecimentos que determinaram a história.
- critica o
rei e os nobres em seus textos.
- causas
econômicas e psicológicas do processo histórico.
- estilo
coloquial.
- retrato
psicológico dos personagens.
- três
importantes crônicas: Crônica del-Rei D. Pedro, Crônica del-Rei D.
Fernando e Crônica del-Rei D. João I
- iniciador
do teatro popular em Portugal: Auto da Visitação.
- satiriza o
clero, a nobreza e o povo.
- retrata os
valores populares e cristãos da vida medieval.
- critica, de
forma contundente, a sociedade.
- temas de
caráter universal.
- tipos humanos:
o papa, o clero, o rei, a mulher adúltera, a beata, diabos, velho
inocente, judeus, etc.
- peças de
caráter crítico-social: Quem tem farelos?, O Velho da horta, A Farsa de
Inês Pereira, etc.
- peças
religiosas: Auto da Alma, Trilogia das barcas, etc.
- Quem tem
farelos? - história do escudeiro pobre que deseja namorar uma jovem mas é
repelido por sua mãe.
- O Velho da
horta - ridiculariza o velho que se apaixona por uma jovem.
- A Farsa de
Inês Pereira - fala da mulher que deseja casar (“mais quero um asno que me
carregue que um cavalo que me derrube”).
- Trilogia
das barcas - retrata as almas dos mortos e sua espera pelas embarcações
que as levarão ao seu destino: inferno, céu.
- Elaborou o
Cancioneiro Geral: compilação de mil poemas publicada em 1516.
- Separação
da poesia do canto e da música.
- Permanece
ainda características do estilo das cantigas do Trovadorismo.
- Predomínio
das redondilhas.
- Surgem o
mote e a glosa.
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