Tema: JOVENS DO SÉCULO XXI
Orientações para o aluno
É muito comum os vestibulares proporem temas relacionados à geração do
vestibulando ou sobre o papel do jovem na sociedade contemporânea. Em um ano
tão turbulento e com tantas notícias de crimes, revoltas e movimentos
protagonizados pelos jovens, no mundo inteiro, mister se faz a reflexão sobre
a juventude. Como você descreveria o jovem do século XXI?
Texto 1
Os protestos dos jovens do século XXI são muito diferentes dos do século
XX, não só pelos meios tecnológicos agora utilizados para convocá-los, mas,
principalmente, porque o que foi um dia está deixando de ser. No maio de 68
francês ou nos levantes estudantis chineses dos anos 80, reivindicava-se uma
mudança profunda e, agora, o que se pede é uma solução às profundas mudanças
que vêm ocorrendo e que deixam os jovens sem saber que saídas lhes oferecem a
continuidade. As instituiçõesperdem força diante dos jovens. A política se
desvirtuou em muitos lugares do mundo e, em muitos outros, está começando a se
tornar suspeita. As religiões não são capazes de adaptar sua linguagem a um
século de profundas mudanças e parecem continuar pregando no deserto. Diferente
do que foi um dia, o exército já não é refúgio para ninguém. A família
tradicional está mudando a uma velocidade absurda. Os empregos não oferecem a mesma
segurança que há 20 anos, e a formação já não é garantia para que se encontre
uma vaga no mercado de trabalho desejado. O Reino Unido, a Espanha, o Chile, a
Itália e os países árabes são a ponta de um iceberg que está emergindo, e ao
qual parece que ninguém está dando a devida importância. As novas tribos
urbanas estão mudando o conceito de identidade e pertencimento que formaram as
regras sociais do século XX. [...] Fernando
Vicário. “A juventude e o descontentamento”. Trad. Daniella Castanheira.
CartaCapital, 23 ago. 2011.
Texto 2
[...]
As reivindicações atuais dos jovens são fruto de uma mobilização
estudantil de 2006, conhecida como “A Revolta dos Pinguins”. Nesta, mais de 100
mil estudantes chilenos saíram às ruas numa sexta- -feira, 26 de maio, e na
terça-feira, 30 do mesmo mês, cerca de 600 mil alunos se uniram numa greve
nacional. Entre queixas levantadas pelos estudantes estava a revogação da Lei
Orgânica Constitucional de Ensino (LOCE, de 1990), responsável pela definição e
regulação dos requisitos mínimos de qualidade da educação básica e do Ensino
Médio. Exigiam também o fim da municipalização do ensino, considerada o passo
inicial para a privatização do sistema educacional, e a gratuidade da Prova de
Seleção Universitária (espécie de vestibulardo país) e a tarifa zero no
transporte no caso dos passes escolares.
Texto 3
A polícia voltou ontem a dispersar com violência manifestações de jovens
na Porta do Sol, em Madri Centenas de
pessoas se reuniram no local para protestar contra a violência com que a
polícia afastou dali manifestantes na véspera. Anteontem, a “marcha laica”
contra os altos custos públicos da visita do papa Bento XVI à Espanha terminou
com um saldo de oito pessoas detidas e 11 feridas. [...]
Proposta de redação:
Baseado nos textos apresentados e em suas leituras diárias, redija uma
dissertação-argumentativa sobre o tema:
Os jovens do
século XXI
- Selecione, nos
textos apresentados, aspectos que julgar importantes/interessantes;
- Seu texto deve ser escrito na norma culta da
língua portuguesa;
- A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30
linhas escritas;
- Será desconsiderado textos com menos de sete
linhas.
5.
A redação
deve ser transcrita para a Folha de Redação com caneta esferográfica de tinta
preta.
6.
As rasuras
devem ser evitadas. Caso ocorram, basta passar um traço no trecho inadequado e
dar continuidade ao texto.
7.
A proposta
de redação apresenta textos motivadores que não devem ser copiados no texto
produzido.
Dicas:
§ Não escreva
difícil, usando palavras para parecer que sabe de tudo! Prefira uma linguagem
mais simples. Não falo aqui do uso de coloquialismo, sem restrições!
§ Críticas sem
fundamento, sem objetivo não devem ser feitas. A análise sobre algo deve ser
realizada baseada em fatos, acontecimentos reais. Sempre aponte soluções
coerentes para os problemas levantados.
§ Uso de
palavrões, jargões, gírias e coloquialismo é proibido!
§ A linguagem
do msn ou orkut deve ficar em casa. Nunca abrevie palavras: vc, qdo, msm,
dentre outras. Exceção: etc.
§ Não faça
repetição desnecessária de palavras! O texto fica enfadonho e pobre, pois o
leitor verá que você não tem muita leitura, uma vez que não tem muito
vocabulário. Use sinônimos: menina, garota, criança, guria.
§ Não “encha
linguiça”, como dizem! Uns dizem coisas sem sentido, outros falam a mesma coisa
várias vezes, de vários modos. Seja objetivo, claro. Melhor qualidade do que
quantidade. No entanto, processos seletivos exigem o mínimo de 15 linhas.
Escreva sobre algo que você tenha conhecimento. Baseie-se (não copie) em um
texto da coletânea, nas ideias expostas ali. Faça um parágrafo para introdução,
um para o desenvolvimento e um para a conclusão, pelo menos!
§ Não esqueça
a cedilha no “c”, o cortado do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em
nomes próprios!
§ Coloque
ponto final! Começou um novo argumento, uma nova ideia? Coloque ponto final e
não vírgula! Os períodos ficam tão confusos que o leitor não sabe nem mais qual
é o assunto inicial ou quem é o sujeito do período!
§ Faça a
concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar!
Ficou em dúvida? Leia a oração e identifique o sujeito, quem pratica a ação.
§ Releia o
texto! É impossível tentar organizar melhor o texto, corrigir os erros e tirar
nota boa sem reler o que se escreveu! Detalhe: Coloque-se no lugar de um leitor
que não sabe nada sobre o assunto abordado em seu texto e se pergunte: Será que
ele entenderia sobre o que estou escrevendo e o meu ponto de vista?
- Causa -
Consequência: Para
criar argumentos e tentar provar suas ideias, você pode apresentar as
causas e motivos que o levaram a defender tais ideias. Em seguida, pode
falar sobre os efeitos, as consequências desse posicionamento. É mais
comum que as causas sejam colocadas em um parágrafo de desenvolvimento e
as consequências em outro.
- Exemplificação: A maneira mais fácil de desenvolver
uma dissertação acontece por meio da exemplificação. Dessa forma, você
pode se basear em fatos reais para defender sua posição em relação ao tema
proposto. Mas lembre-se que tais exemplos serão base de sua argumentação.
Portanto, faça uma boa escolha.
- Provas
e dados estatísticos: Por
meio do uso de dados estatísticos publicados por institutos de pesquisa
reconhecidos ou órgãos públicos fica muito mais fácil comprovar sua
posição diante do tema. Mas evite valores precisos. Prefira expressões
vagas como: a maioria, a minoria, mais da metade, uma grande
parcela...
- Autoridade
no assunto: Você
pode defender seu posicionamento citando uma autoridade no assunto, ou
seja, um especialista, um estudioso que mantém uma opinião semelhante a
sua. Mas tenha cuidado ao escolher a tal personalidade! Não adianta citar
um rockstar para sustentar sua posição sobre a má qualidade do saneamento
básico no Brasil. Não que essa personalidade não seja capaz de ter uma boa
opinião sobre o tema, mas no caso da sua redação é mais seguro escolher um
real especialista da área.
- Prós e
contras: É
também, juntamente com a exemplificação, uma das formas mais simples de
desenvolver a sua dissertação. Nesse caso, o jeito mais fácil é explicar
os pontos positivos em um dos parágrafos e os pontos negativos no outro.
- Trajetória histórica: Essa forma de desenvolvimento também é
muito simples. O mais usual é que os acontecimentos do passado sejam
citados em um dos parágrafos e os acontecimentos da atualidade em outro.
Desse forma, o leitor poderá fazer comparações.
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