Proposta de redação: 03


Tema: JOVENS DO SÉCULO XXI

 

Orientações para o aluno

 

É muito comum os vestibulares proporem temas relacionados à geração do vestibulando ou sobre o papel do jovem na sociedade contemporânea. Em um ano tão turbulento e com tantas notícias de crimes, revoltas e movimentos protagonizados pelos jovens, no mundo inteiro, mister se faz a reflexão sobre a juventude. Como você descreveria o jovem do século XXI?

 

Texto 1

Os protestos dos jovens do século XXI são muito diferentes dos do século XX, não só pelos meios tecnológicos agora utilizados para convocá-los, mas, principalmente, porque o que foi um dia está deixando de ser. No maio de 68 francês ou nos levantes estudantis chineses dos anos 80, reivindicava-se uma mudança profunda e, agora, o que se pede é uma solução às profundas mudanças que vêm ocorrendo e que deixam os jovens sem saber que saídas lhes oferecem a continuidade. As instituiçõesperdem força diante dos jovens. A política se desvirtuou em muitos lugares do mundo e, em muitos outros, está começando a se tornar suspeita. As religiões não são capazes de adaptar sua linguagem a um século de profundas mudanças e parecem continuar pregando no deserto. Diferente do que foi um dia, o exército já não é refúgio para ninguém. A família tradicional está mudando a uma velocidade absurda. Os empregos não oferecem a mesma segurança que há 20 anos, e a formação já não é garantia para que se encontre uma vaga no mercado de trabalho desejado. O Reino Unido, a Espanha, o Chile, a Itália e os países árabes são a ponta de um iceberg que está emergindo, e ao qual parece que ninguém está dando a devida importância. As novas tribos urbanas estão mudando o conceito de identidade e pertencimento que formaram as regras sociais do século XX. [...]        Fernando Vicário. “A juventude e o descontentamento”. Trad. Daniella Castanheira. CartaCapital, 23 ago. 2011.

 

Texto 2

[...]

As reivindicações atuais dos jovens são fruto de uma mobilização estudantil de 2006, conhecida como “A Revolta dos Pinguins”. Nesta, mais de 100 mil estudantes chilenos saíram às ruas numa sexta- -feira, 26 de maio, e na terça-feira, 30 do mesmo mês, cerca de 600 mil alunos se uniram numa greve nacional. Entre queixas levantadas pelos estudantes estava a revogação da Lei Orgânica Constitucional de Ensino (LOCE, de 1990), responsável pela definição e regulação dos requisitos mínimos de qualidade da educação básica e do Ensino Médio. Exigiam também o fim da municipalização do ensino, considerada o passo inicial para a privatização do sistema educacional, e a gratuidade da Prova de Seleção Universitária (espécie de vestibulardo país) e a tarifa zero no transporte no caso dos passes escolares.

 

Texto 3

A polícia voltou ontem a dispersar com violência manifestações de jovens na Porta do Sol, em Madri   Centenas de pessoas se reuniram no local para protestar contra a violência com que a polícia afastou dali manifestantes na véspera. Anteontem, a “marcha laica” contra os altos custos públicos da visita do papa Bento XVI à Espanha terminou com um saldo de oito pessoas detidas e 11 feridas. [...]

 
Proposta de redação: 

Baseado nos textos apresentados e em suas leituras diárias, redija uma dissertação-argumentativa  sobre o tema: 

Os jovens do século XXI

 
  1. Selecione, nos textos apresentados, aspectos que julgar importantes/interessantes;
  2. Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa;
  3. A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas;
  4. Será desconsiderado textos com menos de sete linhas.

5.      A redação deve ser transcrita para a Folha de Redação com caneta esferográfica de tinta preta.

6.      As rasuras devem ser evitadas. Caso ocorram, basta passar um traço no trecho inadequado e dar continuidade ao texto.

7.      A proposta de redação apresenta textos motivadores que não devem ser copiados no texto produzido.

Dicas:

§  Não escreva difícil, usando palavras para parecer que sabe de tudo! Prefira uma linguagem mais simples. Não falo aqui do uso de coloquialismo, sem restrições!

§  Críticas sem fundamento, sem objetivo não devem ser feitas. A análise sobre algo deve ser realizada baseada em fatos, acontecimentos reais. Sempre aponte soluções coerentes para os problemas levantados.

§  Uso de palavrões, jargões, gírias e coloquialismo é proibido!

§  A linguagem do msn ou orkut deve ficar em casa. Nunca abrevie palavras: vc, qdo, msm, dentre outras. Exceção: etc.

§  Não faça repetição desnecessária de palavras! O texto fica enfadonho e pobre, pois o leitor verá que você não tem muita leitura, uma vez que não tem muito vocabulário. Use sinônimos: menina, garota, criança, guria.

§  Não “encha linguiça”, como dizem! Uns dizem coisas sem sentido, outros falam a mesma coisa várias vezes, de vários modos. Seja objetivo, claro. Melhor qualidade do que quantidade. No entanto, processos seletivos exigem o mínimo de 15 linhas. Escreva sobre algo que você tenha conhecimento. Baseie-se (não copie) em um texto da coletânea, nas ideias expostas ali. Faça um parágrafo para introdução, um para o desenvolvimento e um para a conclusão, pelo menos!

§  Não esqueça a cedilha no “c”, o cortado do “t”, o pingo do “i”, as letras maiúsculas em nomes próprios!

§  Coloque ponto final! Começou um novo argumento, uma nova ideia? Coloque ponto final e não vírgula! Os períodos ficam tão confusos que o leitor não sabe nem mais qual é o assunto inicial ou quem é o sujeito do período!

§  Faça a concordância verbal. Se o sujeito está no plural, o verbo também deverá estar! Ficou em dúvida? Leia a oração e identifique o sujeito, quem pratica a ação.

§  Releia o texto! É impossível tentar organizar melhor o texto, corrigir os erros e tirar nota boa sem reler o que se escreveu! Detalhe: Coloque-se no lugar de um leitor que não sabe nada sobre o assunto abordado em seu texto e se pergunte: Será que ele entenderia sobre o que estou escrevendo e o meu ponto de vista?

 Agora, veja alguns exemplos de como escrever os parágrafos de desenvolvimento: 

  • Causa - Consequência: Para criar argumentos e tentar provar suas ideias, você pode apresentar as causas e motivos que o levaram a defender tais ideias. Em seguida, pode falar sobre os efeitos, as consequências desse posicionamento. É mais comum que as causas sejam colocadas em um parágrafo de desenvolvimento e as consequências em outro.
  • Exemplificação: A maneira mais fácil de desenvolver uma dissertação acontece por meio da exemplificação. Dessa forma, você pode se basear em fatos reais para defender sua posição em relação ao tema proposto. Mas lembre-se que tais exemplos serão base de sua argumentação. Portanto, faça uma boa escolha.
  • Provas e dados estatísticos: Por meio do uso de dados estatísticos publicados por institutos de pesquisa reconhecidos ou órgãos públicos fica muito mais fácil comprovar sua posição diante do tema. Mas evite valores precisos. Prefira expressões vagas como: a maioria, a minoria, mais da metade, uma grande parcela... 
  • Autoridade no assunto: Você pode defender seu posicionamento citando uma autoridade no assunto, ou seja, um especialista, um estudioso que mantém uma opinião semelhante a sua. Mas tenha cuidado ao escolher a tal personalidade! Não adianta citar um rockstar para sustentar sua posição sobre a má qualidade do saneamento básico no Brasil. Não que essa personalidade não seja capaz de ter uma boa opinião sobre o tema, mas no caso da sua redação é mais seguro escolher um real especialista da área.
  • Prós e contras: É também, juntamente com a exemplificação, uma das formas mais simples de desenvolver a sua dissertação. Nesse caso, o jeito mais fácil é explicar os pontos positivos em um dos parágrafos e os pontos negativos no outro.
  • Trajetória histórica: Essa forma de desenvolvimento também é muito simples. O mais usual é que os acontecimentos do passado sejam citados em um dos parágrafos e os acontecimentos da atualidade em outro. Desse forma, o leitor poderá fazer comparações. 

 

 

 

 

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