Intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou
implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do
texto, música, pintura, filme, novela. Toda vez que uma obra fizer alusão à
outra ocorre a intertextualidade. Há três formas: a Paráfrase, a paródia e o
plágio (não será objeto de estudo).
Paráfrase - Na paráfrase as palavras são mudadas, porém a ideia
do texto é confirmada pelo novo texto, a alusão ocorre para atualizar,
reafirmar os sentidos ou alguns sentidos do texto citado. É dizer com outras
palavras o que já foi dito.
Texto Original
Minha
terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
(Gonçalves Dias, “Canção do exílio”).
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
(Gonçalves Dias, “Canção do exílio”).
Paráfrase
Meus
olhos brasileiros se fecham saudosos
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!
(Carlos Drummond de Andrade, “Europa, França e Bahia”).
Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’.
Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’?
Eu tão esquecido de minha terra…
Ai terra que tem palmeiras
Onde canta o sabiá!
(Carlos Drummond de Andrade, “Europa, França e Bahia”).
Comentário: Este texto de Gonçalves Dias, “Canção do
Exílio”, é muito utilizado como exemplo de paráfrase e de paródia, aqui o poeta
Carlos Drummond de Andrade retoma o texto primitivo conservando suas ideias,
não há mudança do sentido principal do texto que é a saudade da terra natal.
Desafio 01:
TEXTO
A mente de Deus é como a
Internet: ela pode ser acessada por qualquer um, no mundo todo. (Américo Barbosa, na Folha de
São Paulo)
01. Só não
constitui paráfrase do texto:
a)
A mente de Deus, bem como a internet, pode ser acessada
por qualquer um, no mundo todo.
b)
No mundo todo, qualquer um pode acessar a mente de Deus
e a internet.
c)
A mente de Deus pode ser acessada, no mundo todo, por
qualquer um, da mesma forma que a internet.
d)
Tanto a internet quanto a mente de Deus podem ser
acessadas, no mundo todo, por qualquer um.
e)
A mente de Deus pode acessar, como qualquer um, no
mundo todo, a internet.
Gabarito: E -
Paráfrase é uma reescrita do texto, sem alteração de sentido. É comum em alguns
tipos de concursos. Na letra e, ao se dizer que “a mente de Deus pode acessar”,
o sentido se altera radicalmente, pois a
mente passa a ser ativa, ou seja, ela passa a praticar a ação, quando no
texto ela sofre a ação, as pessoas é que a acessam, da mesma forma que acessam
a internet.
Paródia
A paródia é uma forma de contestar ou ridicularizar outros textos. Os
programas humorísticos fazem uso contínuo dessa arte, frequentemente os
discursos de políticos são abordados de maneira cômica e contestadora,
provocando risos e também reflexão a respeito da demagogia praticada pela
classe dominante. Com o mesmo texto utilizado anteriormente, teremos, agora,
uma paródia.
Texto Original
Minha
terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
(Gonçalves Dias, “Canção do exílio”).
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorjeiam
Não gorjeiam como lá.
(Gonçalves Dias, “Canção do exílio”).
Paródia
Minha
terra tem palmares
onde gorjeia o mar
os passarinhos daqui
não cantam como os de lá.
(Oswald de Andrade, “Canto de regresso à pátria”).
onde gorjeia o mar
os passarinhos daqui
não cantam como os de lá.
(Oswald de Andrade, “Canto de regresso à pátria”).
Comentário: O nome Palmares, escrito com letra minúscula,
substitui a palavra palmeiras, há um contexto histórico, social e racial neste
texto, Palmares é o quilombo liderado por Zumbi, foi dizimado em 1695, há uma
inversão do sentido do texto primitivo que foi substituído pela crítica à
escravidão existente no Brasil.
O Intertexto só funciona quando o leitor é capaz de perceber
a referência do autor a outras obras ou a fragmentos identificáveis de variados
textos. Este recurso assume papéis distintos conforme a contextura na qual é
inserido. O intertexto, portanto, não se refere apenas a textos literários, mas
também a músicas, imagens – vídeos, filmes, todos os recursos visuais. Assim,
em uma composição musical, no lançamento cinematográfico, na animação que se
assiste em casa, na publicidade, nas pinturas e outras artes plásticas, enfim,
em todas as linguagens artísticas, está presente a intertextualidade.
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