REDAÇÃO:
A prova de redação SIS - UEA
será avaliada conforme os critérios a seguir:
A)
Tema: Considera-se se o texto do candidato atende ao
tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a
redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0
(zero) total.
B)
Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): consideram-se
aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto proposto e
à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de texto é motivo
suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos,
recebendo nota 0 (zero) total. Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua
tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada,
considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução,
desenvolvimento e conclusão). No gênero/tipo de texto, avalia-se também o tipo
de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação, deve-se prezar
pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de
segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Será considerada
aspecto negativo a referência direta à situação imediata de produção textual
(ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da coletânea/do texto I; como
solicitado nesta prova/proposta de redação). Na coerência, será observada, além
da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a
capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente
(progressão textual). Serão consideradas aspectos negativos a presença de
contradições entre as ideias, a falta de partes da macroestrutura dissertativa,
a falta de desenvolvimento das ideias ou a presença de conclusões não
decorrentes do que foi previamente exposto.
C) Expressão (coesão e modalidade): consideram-se
nesse item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão
da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos
da língua (anáforas, catáforas, repetições, substituições, conjunções etc.) de
modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto
mais clara e precisa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre
frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Na
modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia,
morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical (precisão
vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e
expressões.
Etapas
para construção do texto:
§ encontrar o problema;
§ analisar os dados;
§ dispor adequadamente os argumentos e contra-argumentos;
§ reformular;
§ enunciar soluções e propostas;
§ usar figuras de estilo adequadas;
§ formular juízos de valor (concordância ou discordância final)
Tema de
redação 01: Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil - Com
base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo em escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Alternativas para melhorar o sistema
educacional no Brasil”. Selecione, organize e relacione, de
forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Tema de
redação 02: Impactos ambientais do consumo no século XXI - Com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo
em escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Impactos ambientais do consumo no século XXI”.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Tema de
redação 03: A realidade da escola inclusiva no Brasil - A partir da leitura
dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo em norma-padrão sobre o tema: “A Realidade da Escola Inclusiva no Brasil”. Apresente experiência.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Tema de
redação 04: Vida Urbana no século XXI: A cidade é para todos? - A partir da
leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo em escrita formal sobre o tema
Vida Urbana no século XXI: A cidade é para
todos? Selecione,
organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa
de seu ponto de vista.
Tema de
redação 05: Sistema carcerário brasileiro – problemas e soluções - A partir
da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao
longo de sua formação, redija texto dissertativo em escrita formal da língua
portuguesa sobre o tema “Sistema carcerário
brasileiro: problemas e soluções”. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Recomendações para a
dissertação:
§ Apresente um
texto dissertativo-argumentativo;
§ Tente fazer
um texto com mínimo de 15 linhas;
§ Não discuta
os fatos levado por emoção violenta, preferência ao bom senso;
§ O título é
obrigatório;
§ Procure dar
exemplos, na parte argumentativa, de fatos recentes e que sejam de conhecimento
público, divulgados por jornais e revistas;
§ Não copie os
textos motivadores.
Tema
de Redação: O aumento da depressão entre os jovens no Brasil - A partir da leitura dos textos motivadores, redija
um texto dissertativo sobre o tema: O aumento da depressão entre os jovens
no Brasil.
TEXTO
I
Depressão é uma doença
crônica, recorrente, muitas vezes com alta concentração de casos na mesma
família, que ocorre não só em adultos, mas também em crianças e adolescentes. O
que caracteriza os quadros depressivos nessas faixas etárias é o estado de espírito
persistentemente irritado, tristonho ou atormentado que compromete as relações
familiares, as amizades e a performance escolar.(…) Em pelo menos 20% dos
pacientes com depressão instalada na infância ou adolescência, existe o risco
de surgirem distúrbios bipolares, nos quais fases de depressão se alternam com
outras de mania, caracterizadas por euforia, agitação psicomotora, diminuição
da necessidade de sono, ideias de grandeza e comportamentos de risco. Antes da
puberdade, o risco de apresentar depressão é o mesmo para meninos ou meninas.
Mais tarde, ele se torna duas vezes maior no sexo feminino. A prevalência da
enfermidade é alta: depressão está presente em 1% das crianças e em 5% dos
adolescentes.
TEXTO
II
A descoberta de um exame
capaz de diagnosticar a depressão foi anunciada em setembro de 2014 por um
grupo de pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.
Segundo o estudo, publicado no periódico especializado “Translational
Psychiatry”, é possível identificar a doença por meio de marcadores biológicos
encontrados no sangue. Foram examinados 64 voluntários e os resultados foram
promissores. Agora, os autores se preparam para uma segunda fase de testes: a
ideia é validar o achado com uma população maior de pacientes.
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