REDAÇÃO: A prova de redação SIS - UEA será avaliada conforme os critérios a seguir:


REDAÇÃO:

A prova de redação SIS - UEA será avaliada conforme os critérios a seguir:

A) Tema: Considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total.

B) Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência): consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao gênero/tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao gênero/tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero) total. Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). No gênero/tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Será considerada aspecto negativo a referência direta à situação imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/proposta de redação). Na coerência, será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente (progressão textual). Serão consideradas aspectos negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de partes da macroestrutura dissertativa, a falta de desenvolvimento das ideias ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto.

C) Expressão (coesão e modalidade): consideram-se nesse item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, repetições, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.

 
Etapas para construção do texto:
§  encontrar o problema;
§  analisar os dados;
§  dispor adequadamente os argumentos e contra-argumentos;
§  reformular;
§  enunciar soluções e propostas;
§  usar figuras de estilo adequadas;
§  formular juízos de valor (concordância ou discordância final)
 
Tema de redação 01: Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil - Com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo em escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Tema de redação 02: Impactos ambientais do consumo no século XXI - Com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo em escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Impactos ambientais do consumo no século XXI”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Tema de redação 03: A realidade da escola inclusiva no Brasil - A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo em norma-padrão sobre o tema: “A Realidade da Escola Inclusiva no Brasil”Apresente experiência. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Tema de redação 04: Vida Urbana no século XXI: A cidade é para todos? - A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo em escrita formal sobre o tema Vida Urbana no século XXI: A cidade é para todos?  Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Tema de redação 05: Sistema carcerário brasileiro – problemas e soluções - A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo em escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Recomendações para a dissertação:

§  Apresente um texto dissertativo-argumentativo;

§  Tente fazer um texto com mínimo de 15 linhas;

§  Não discuta os fatos levado por emoção violenta, preferência ao bom senso;

§  O título é obrigatório;

§  Procure dar exemplos, na parte argumentativa, de fatos recentes e que sejam de conhecimento público, divulgados por jornais e revistas;

§  Não copie os textos motivadores.

 
Tema de Redação: O aumento da depressão entre os jovens no Brasil - A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo sobre o tema: O aumento da depressão entre os jovens no Brasil. 

TEXTO I

Depressão é uma doença crônica, recorrente, muitas vezes com alta concentração de casos na mesma família, que ocorre não só em adultos, mas também em crianças e adolescentes. O que caracteriza os quadros depressivos nessas faixas etárias é o estado de espírito persistentemente irritado, tristonho ou atormentado que compromete as relações familiares, as amizades e a performance escolar.(…) Em pelo menos 20% dos pacientes com depressão instalada na infância ou adolescência, existe o risco de surgirem distúrbios bipolares, nos quais fases de depressão se alternam com outras de mania, caracterizadas por euforia, agitação psicomotora, diminuição da necessidade de sono, ideias de grandeza e comportamentos de risco. Antes da puberdade, o risco de apresentar depressão é o mesmo para meninos ou meninas. Mais tarde, ele se torna duas vezes maior no sexo feminino. A prevalência da enfermidade é alta: depressão está presente em 1% das crianças e em 5% dos adolescentes.
TEXTO II

A descoberta de um exame capaz de diagnosticar a depressão foi anunciada em setembro de 2014 por um grupo de pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, publicado no periódico especializado “Translational Psychiatry”, é possível identificar a doença por meio de marcadores biológicos encontrados no sangue. Foram examinados 64 voluntários e os resultados foram promissores. Agora, os autores se preparam para uma segunda fase de testes: a ideia é validar o achado com uma população maior de pacientes.

 

Nenhum comentário

Leave a Reply

Visualizações de página