Interpretação de Texto – Simulado 4


TEXTO: 

A morte do lápis e da caneta 

Boa notícia para as crianças americanas. Vai ficando optativo, nos Estados Unidos, escrever em letra de mão. Um dos últimos a se renderem aos novos tempos é o Estado de Indiana, que aposentou os cadernos de caligrafia agora em julho.

O argumento é que ninguém precisa mais disso: as crianças fazem tudo no computador e basta ensinar-lhes um pouco de digitação. Depois do fim do papel, o fim do lápis e da caneta! Tem lógica, mas acho demais. Sou o primeiro a reclamar das inutilidades impostas aos alunos durante toda a vida escolar, mas o fim da escrita cursiva me deixa horrorizado.

A máquina de calcular não eliminou a necessidade de se aprender, ao menos, a tabuada; não aceito que o teclado termine com a letra de mão. A questão vai além do seu aspecto meramente prático. A letra de uma pessoa é como o seu rosto. Como todo mundo, gosto de ver como é a cara de um escritor, de um político, de qualquer personalidade com quem estou travando contato - e logo os e-mails virão com o retrato do remetente, como já acontece no Facebook.                           (COELHO, Marcelo. Folha de São Paulo, 20/07/2011) 

01. Nesse artigo, o autor se propõe a contradizer a tese de que escrita cursiva

a)       represente um traço de identidade dos indivíduos.   

b)       seja obsoleta num mundo imerso na cultura digital.   

c)       constitua importante ferramenta pedagógica que estimula o raciocínio.   

d)       ainda apresente alguma utilidade no mundo moderno, imerso na tecnologia.   

e)       continue a ser ensinada nas escolas porque os cadernos foram substituídos pelo computador.    

Gabarito:  B - O autor do artigo mostra-se indignado com a tese de que a escrita cursiva esteja ultrapassada num mundo imerso na cultura digital (“Sou o primeiro a reclamar das inutilidades impostas aos alunos durante toda a vida escolar, mas o fim da escrita cursiva me deixa horrorizado“), como se afirma em [B].  
 

TEXTO:  

Todas as variedades linguísticas são estruturadas, e correspondem a sistemas e subsistemas adequados às necessidades de seus usuários. Mas o fato de estar a língua fortemente ligada à estrutura social e aos sistemas de valores da sociedade conduz a uma avaliação distinta das características das suas diversas modalidades regionais, sociais e estilísticas. A língua padrão, por exemplo, embora seja uma entre as muitas variedades de um idioma, é sempre a mais prestigiosa, porque atua como modelo, como norma, como ideal linguístico de uma comunidade. Do valor normativo decorre a sua função coercitiva sobre as outras variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à variação. Celso Cunha. Nova gramática do português contemporâneo. Adaptado.

02. De acordo com o texto, em relação às demais variedades do idioma, a língua padrão se comporta de modo

a)       inovador.   

b)       restritivo.   

c)       transigente.   

d)       neutro.   

e)       aleatório.   

 

Gabarito: B - De todas as variedades de um idioma, a língua padrão comporta-se de forma restritiva, pois confere valor de prestígio a quem faz uso dela, deprecia as outras modalidades e limita a variação linguística: ”Do valor normativo decorre a sua função coercitiva sobre as outras variedades, com o que se torna uma ponderável força contrária à variação.”  
 

TEXTO:

Câncer 21/06 a 21/07

                O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona para ser transformado, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava.

                Lembre-se: palavra preciosa e palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada.

                Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.

Revista Cláudia. N.° 7, ano 48, jul. 2009.

 
03. O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função social específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é

a)      vender um produto anunciado.   

b)      informar sobre astronomia.   

c)       ensinar os cuidados com a saúde.   

d)      expor a opinião de leitores em um jornal.   

e)      aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.    

Gabarito: E - O “horóscopo” é normalmente publicado em colunas de jornais e revistas ou em sites de astrologia, fazendo prognósticos sobre a vida dos leitores e aconselhando-os em situações cotidianas: amor, família, saúde e trabalho. Expressões como “seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima”, “a área gástrica se ressentirá”,“na vida amorosa, que será testada” e “Sentirá vontade de olhar além das questões materiais” confirmam a opção e).    

TEXTO:

S.O.S Português 

                Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode-se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Dai vem o entendimento de que a escrita e mais complexa que a fala, e seu ensino restringe-se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão e que nem sempre nos damos conta disso.                        S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, n.° 231, abr. 2010 (fragmento adaptado). 

04. O assunto tratado no fragmento e relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se as marcas linguísticas próprias do uso 

a)      regional, pela presença de léxico de determinada região do Brasil.   

b)      literário, pela conformidade com as normas da gramática.   

c)       técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos.   

d)      coloquial, por meio do registro de informalidade.   

e)      oral, por meio do uso de expressões típicas da oralidade.   

 

Gabarito: C - O texto tematiza as diferentes formas linguísticas de expressão, sobretudo no que diz respeito às modalidades oral e escrita. Ao abordar o assunto em uma revista destinada a professores, o autor usa a função metalinguística da linguagem, já que usa o código para explicar o próprio código, ou seja, usa termos técnicos (“código”, “regras gramaticais”), típicos de textos científicos, para analisar a própria língua.  

 

TEXTO: 
Há duas semanas, foram divulgados novos dados sobre o desempenho dos nossos estudantes. Os resultados foram comentados à exaustão nos jornais, sites etc. Solidários, diversos meios de comunicação se aliaram aos alunos, ou seja, demonstraram que também tropeçam no trato com a língua. Comecemos por um título (de um site), que terminava assim: "... preferem português à matemática". (...). No título, usou-se a construção formal, mas...                       (NETO, Pasquale Cipro. Folha de São Paulo, 08/09/2011)
 

05. Considere estas afirmações: 

        I.            O adjetivo “solidários”, no contexto em que ocorre, deve ser compreendido conotativamente, já que se trata de uma ironia.

      II.            Do ponto de vista da gramática normativa, há um erro de regência no título do site, uma vez que o verbo “preferir” rejeita o uso da preposição “a”.

    III.            No último período, ao empregar a conjunção adversativa “mas”, o autor sugere a ocorrência de “tropeço” gramatical no título do site.
 

Está(ão) correta(s)

a)       I, II e III.   

b)       Apenas I e II.   

c)       Apenas I e III.   

d)       Apenas II e III.   

e)       Apenas I.   

 

Gabarito: C - Na frase “… preferem português à matemática”, o  verbo preferir é transitivo direto e indireto, com este último regido adequadamente pela preposição “a”. Como o objeto direto não vem antecedido de artigo, este também não deveria anteceder o objeto indireto e a frase, para atender às regras da gramática normativa, deveria ser substituída por preferem português a matemática. Assim, é incorreto o que se afirma em II, pois o tropeço gramatical a que o professor Pasquale se refere não decorre de erro de regência, mas sim de presença inadequada de artigo.  

 
TEXTO: 

Texto I
sic - Em latim, significa assim. Expressão usada entre colchetes ou parênteses no meio ou no final de uma declaração entre aspas, ou na transcrição de um documento, para indicar que é assim mesmo, por estranho ou errado que possa ser ou parecer.          
                    (http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_texto_s.htm)
 

Texto II
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebeu um grupo de 50 manifestantes, que foram de ônibus a Brasília reclamar sobre a demora para receber os recursos do governo federal. (...)

Em nota divulgada ontem no site do Ministério da Cultura, Ana de Hollanda disse que o ministério "reconhece, valoriza e tem claro [sic] a necessidade da continuidade" do trabalho dos Pontos de Cultura. A nota, no entanto, não aponta quando o problema deve ser resolvido.

(Folha de São Paulo, 23/02/2011) 

06. Considerando-se as informações apresentadas nos textos, é correto afirmar que o motivo da inclusão do “sic”, no Texto II, é apontar uma falha de

a)       concordância nominal, já que o adjetivo “claro” deveria estar no feminino para concordar com o substantivo “necessidade”.   

b)       regência nominal, pois o “a”, antes do substantivo “necessidade”, deveria receber acento grave para indicar a ocorrência de crase.   

c)       pontuação, uma vez que se omitiu a vírgula obrigatória para separar as orações coordenadas presentes nesse período.   

d)       acentuação gráfica, já que o verbo “ter”, presente na expressão “tem claro”, deveria receber acento circunflexo.   

e)       coesão textual, pois, nessa construção, é obrigatória a inclusão do conectivo “que” para ligar a oração principal à oração subordinada.   

 

Gabarito: A - A inclusão de “sic” no texto divulgado na Folha de São Paulo remete a responsabilidade da falha gramatical à autora da nota divulgada no site do Ministério da Cultura e isenta o jornalista que reportou a notícia. Assim, o motivo da inclusão do “sic” é apontar uma falha de concordância nominal, já que o adjetivo “claro” deveria estar no feminino para concordar com o substantivo “necessidade”, como se afirma em [A].  

 

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